Após receberem alta do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap), onde estavam internados, quatro dos 14 pacientes que foram transferidos de Manaus com covid-19 para Goiás já retornaram para o Amazonas. Três deles voltaram para seu estado ainda na noite de ontem, quarta-feira (27/1) para Manaus, mesmo dia em que receberam alta. Já o quarto paciente vai embarcar hoje, quinta-feira.
Ezequias Guerreiro Marques, 37 anos, Thiago de Áquila Duarte, 25, Priscila Lima Roque, 37, e João Bosco Couto de Araújo de 60 anos de idade estão entre os pacientes que chegaram em Aparecida de Goiânia vindos de Manaus na madrugada do dia 19 de janeiro deste ano, em decorrência de uma tentativa do governo manauara de desafogar o sistema de Saúde do estado, que entrou em colapso devido à pandemia.
O grupo de 14 pessoas foi internado no Hmap, onde recebeu todo o tratamento adequado contra o coronavírus. Na manhã de ontem, quarta-feira, quatro deles receberam alta após serem curados da covid-19. O plano inicial era que eles ficassem em um alojamento em Goiânia bancado pelo governo de Manaus, sob observação. No entanto, três já foram para casa e o outro, o bombeiro militar Ezequias Guerreiro, está a caminho.
Infelizmente, dos 14, três não resistiram às complicações da doença e tiveram o óbito confirmado. Os outros sete permanecem internados no Hmap, recebendo o tratamento.
Estado de saúde
Conforme informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia divulgadas na manhã desta quinta-feira (28/1), quatro dos sete pacientes no Hmap estão na unidade de terapia intensiva (UTI). Desses, três estão em ventilação mecânica e um com respiração espontânea.
Os outros três pacientes estão internados na enfermaria da unidade, com dois deles fazendo uso de oxigênio em doses baixas.