A Prefeitura de Goiânia informou, na manhã desta sexta-feira (22/1), que um total de 4.166 pessoas foram imunizadas até agora contra a covid-19 na capital. Os indivíduos vacinados fazem parte dos grupos prioritários definidos nos planos nacional e estadual de Operacionalização da Vacinação, que incluem idosos que vivem em instituições de longa permanência e profissionais atuantes no fronte de combate ao coronavírus.
Só ontem, dia 21 de janeiro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, foram vacinados 2.369 profissionais de saúde e 141 idosos que vivem em abrigos, totalizando 2.510. No total, desde o início da campanha de vacinação, na última terça-feira (19/1), foram vacinados 3.538 profissionais de saúde e 628 idosos, o que totaliza 4,166 doses aplicadas.
Mais vacinas a caminho
No início da semana, Goiânia receber 30.160 doses da Coronavac, uma das vacinas contra a covid que foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, ao longo das próximas semanas, a expectativa é que o Ministério da Saúde envie mais cerca de 30 mil doses, o que resultará na imunização de 30 mil pessoas (uma vez que o indivíduo deve receber duas doses cada).
Todavia, ainda não há confirmação exata da quantidade e data de chegada dessas novas doses. O estado de Goiás recebeu, até agora, uma remessa com 183 mil doses da Coronavac, que já estão sendo distribuídas aos municípios para a devida aplicação.
Vale destacar que a vacinação, por enquanto, devido à baixa quantidade de doses, está sendo aplicada in loco – em hospitais e em abrigos de idosos -, somente nos grupos prioritários.