O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde desta sexta-feira (22/1), a chegada de mais 140 mil doses da vacina contra a covid-19 ao estado de Goiás. Segundo o gestor, as vacinas, que devem chegar ainda hoje, integram a remessa de 2 milhões da AstraZeneca, produzida na Índia e importada pelo Brasil.
Conforme Caiado, o imunizante será submetido a análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e depois será distribuído aos estados. O plano de vacinação do governo federal estabelece o encaminhamento de 7% das doses nacionais para Goiás, o que totaliza um volume de 140 mil desta nova remessa.
No entanto, Caiado lembrou que, do quantitativo total, uma reserva técnica de 5% será feita destinada a estados cujas estruturas de saúde estejam colapsadas, como o Amazonas.
A expectativa é de que elas cheguem até a próxima segunda-feira (25/1), apontou o governador. A AstraZeneca ainda será destinada à cobertura dos grupos considerados prioritários.
Os “fura-filas”
Durante o anúncio das novas doses, o governador criticou as transgressões ao plano de vacinação que têm sido noticiadas em alguns municípios, que estariam vacinando pessoas fora dos grupos prioritários. “Não vamos admitir de maneira nenhuma ‘fura filas’. Todo mundo quer ser vacinado, mas temos que respeitar regras”, alertou.
O primeiro grupo, conforme definido pelo Ministério da Saúde, é formado por idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência; profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19; e indígenas aldeados.