O governador Ronaldo Caiado (DEM), durante entrevista à TV Anhanguera na manhã desta terça-feira (22/12), estipulou a data de 10 de fevereiro de 2021 para o início da vacinação contra a covid-19 no estado de Goiás. De acordo com ele, serão priorizadas as pessoas com comorbidades, uma estratégia para diminuir a taxa de ocupação de leitos hospitalares e de óbitos.
Anteriormente, o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, já havia informado que o estado comprou mais de 2 milhões de seringas e agulhas para garantir a aplicação das doses. Na entrevista de hoje, Caiado falou em 10 de fevereiro para o início da vacinação, que será feita de forma gratuita.
“Vamos priorizar as pessoas que têm as maiores complicações. E ao diminuirmos a contaminação dessas pessoas, vamos diminuir a ocupação dos leitos hospitalares e os riscos de óbito”, disse.
O governador também criticou a ideologização da vacina e afirmou que é inaceitável que isso ocorra em razão do país onde ela foi feita. Ele também voltou a falar do plano de imunização, ressaltando que o programa deve ser geral, e não aplicado a apenas um ou outro estado.
“Nós não podemos quebrar aquilo que a constituição nos garante, que é um tratamento isonômico, igualitário”, concluiu.