O governador Ronaldo Caiado publicou um decreto no Diário Oficial, na noite da última segunda-feira (24/8), que implementa em Goiás a Carteira de Identidade em meio eletrônico, também chamada de Carteira de Identidade Digital, RG eletrônico ou RG Digital. O documento será expedido pelo Instituto de Identificação da Policia Civil, com requisitos específicos de segurança e de funcionalidade para permitir a checagem dos dados pelas autoridades com ou sem conexão com a Internet.
O novo documento é regulamentado pelo decreto 9.705, publicado no suplemento do Diário Oficial na noite de ontem, segunda-feira. A instituição da Carteira de Identidade em meio eletrônico está prevista pelo decreto federal nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, que permitiu ao órgão de identificação produzir o documento virtual, sem prejuízo da expedição em meio físico.
Conforme informações do governo do Estado, em Goiás, o aplicativo para a versão eletrônica do documento está em fase de testes e, em breve, estará disponível para cadastro nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS. O governo informou ainda que software do documento virtual trabalhará em conjunto com outros sistemas estaduais para garantir a troca de informações de maneira eficaz e eficiente.
Goiás de Resultados
O RG Eletrônico é uma ação do Goiás de Resultados, programa sob a gestão do vice-governador Lincoln Tejota que tem como foco a modernização e integração dos sistemas do governo estadual.
O acesso ao documento digital será gratuito para os cidadãos que possuem a Carteira de Identidade no modelo novo, que contém um QR Code (expedida a partir de 2018). Para os que não possuem a identidade ou possuem o modelo antigo, é necessário realizar o cadastro no Instituto de Identificação da Polícia Civil de Goiás.