A Prefeitura Municipal de Pirenópolis publicou, nesta segunda-feira (20/7), um novo decreto que autoriza a reabertura de bares e restaurantes na cidade. Entretanto, os estabelecimentos devem seguir uma série de recomendações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Entre as medidas estabelecidas está o recebimento de um atestado de conformidade aprovado e emitido pela equipe municipal de saúde. Este deve ser fixado em local visível e se fácil acesso.
Além disso, os estabelecimentos devem fazer o treinamento dos funcionários, respeitando todas as normas sanitárias. O estabelecimento que esteja em condições de reabrir, deve agendar vistoria junto à SMS.
Após retomar as atividades, os estabelecimentos ficam autorizados a funcionar até às 22h, quando devem obedecer o toque de recolher, conforme previsto no decreto municipal.
Veja as regras estabelecidas para reabertura de bares e restaurantes, em Pirenópolis
De acordo com o decreto, os bares, lanchonetes e restaurantes podem abrir para atendimento e consumo no local desde que atendam aos requisitos e às medidas estabelecidas pela saúde. Entre elas estão:
- distanciamento de mesas;
- medir a temperatura dos clientes na entrada com termômetro infravermelho;
- treinamento de funcionários e colaboradores com normas de biossegurança;
- atender cada cliente de modo a resguardar distanciamento de dois metros entre os clientes;
- A ocupação das mesas deverá ser de, no máximo, quatro pessoas;
- os alimentos devem estar cobertos ou contar com barreiras de proteção e as pinças e conchas devem ser trocadas a cada 60 minutos.
Outra medida é o uso de máscara para ter acesso ao estabelecimento e também para dentro do salão de refeições. A máscara só deve ser retirada para se alimentar ou beber, devendo guardá-la em lugar adequado.
O documento ainda prevê o fechamento de atividades não essenciais durante os finais de semana, quando só ficam autorizados a funcionar as farmácias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e serviços de saúde.
Para ler o documento na íntegra, clique aqui.