A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai começar a distribuir gratuitamente, nesta sexta-feira (10/7), medicamentos do chamado ‘kit covid-19’, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que apresentarem sintomas iniciais de infecção pelo novo coronavírus. O comunicado foi feito na manhã desta quinta-feira (9/7), pelo prefeito Zé Antônio (PTB).
“Está definido o tratamento precoce ao novo coronavírus em Itumbiara”, anuncia o gestor municipal. De acordo com ele, o tratamento foi amplamente discutido entre a equipe da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, diretores clínicos e médicos do município.
No comunicado, Zé Antônio disse que é importante ficar claro que a indicação dos medicamentos e suas dosagens serão receitados pelos médicos, conforme o quadro clínico de cada paciente. No vídeo, o prefeito não esclarece quais medicamentos compõem o ‘kit covid-19’.
Assista:
Além Itumbiara, prefeito de Trindade defende ‘kit covid-19’
O prefeito de Trindade Jânio Darrot tem defendido publicamente o uso de medicamentos preventivos para covid-19 na cidade, localizada na Região Metropolitana da capital.
“Estudos clínicos realizados no Brasil e em diversos outros países demonstram a eficácia de medicamentos que podem ser importantes aliados no tratamento da doença desde os primeiros sintomas, até que seja alcançada a vacina definitiva”, explicou o gestor municipal pelas redes sociais.
Jânio Darrot continua: “Adotamos, em Trindade, o protocolo kit profilaxia [chamado ‘kit covid-19’], um conjunto de medicamentos para o tratamento de pacientes com Covid-19 logo no seu início para impedir que avance, superlotando leitos de UTI. A medida tem se mostrado eficaz. Não devemos politizar a pandemia. Peço que procurem a unidade de saúde mais próxima, sempre que sentirem os primeiros sintomas da doença.”
Observação
Ainda não existe indicação das autoridades em saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) ou Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), para distribuição de medicamentos que podem prevenir o agravamento da infecção causada pelo novo coronavírus.