fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Mundo
      • Saúde
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Tandara Reis
      Tandara Reis
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Jairo Menezes
      Jairo Menezes
      29 de maio de 2019

      Delegacia apura caso de pit bull enfurecido em Goiânia

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Setor Bueno
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • vacinas covid-19
  • fortes chuvas
  • covid-19
  • vacinação covid-19
  • Padre Robson
  • CNH Social
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • vacinas covid-19
  • fortes chuvas
  • covid-19
  • vacinação covid-19
  • Padre Robson
  • CNH Social
Goiás

Decreto suspende funcionamento de atividades não essenciais, em Goiás

O descumprimento das regras pode acarretar multa e interdição dos estabelecimentos. 
Dinake Nubia
30/06/2020, 06h40
imagem
Foto: Sílvio Túlio/G1

No fim da noite desta segunda-feira (29/6), o governo de Goiás publicou um novo decreto que suspende o funcionamento de atividades não essenciais, em Goiás. O documento já começa a vigorar hoje (30/6). 

A medida proposta é o isolamento intermitente, que intercala o fechamento de atividades não essenciais pelos próximos 14 dias. Nesta estratégia,  adota-se o sistema de revezamento das atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, iniciando-se com 14 dias de suspensão seguidos por 14 dias de funcionamento.

Conforme informado, a estratégia deve ser adotada até que os números do novo coronavírus sejam controlados em Goiás. Apesar da determinação, as prefeituras podem decidir se querem aderir o modelo proposto, isso porque o Supremo Tribunal Federal garantiu aos municípios autonomia quanto as ações de combate a covid-19. 

Veja o decreto que suspende funcionamento de atividades não essenciais, em Goiás

De acordo com o documento, as atividades não essenciais não podem funcionar nos próximos 14 dias, a contar desta terça-feira (30/6). Veja a lista do que não pode abrir:

  • eventos públicos e privados de quaisquer natureza que sejam presenciais, como reuniões e uso de áreas comuns dos condomínios – churrasqueiras, quadras poliesportivas, piscinas, salões de jogos e festas, academias de ginástica, espaços infantis, salas de cinemas e/ou demais equipamentos sociais que ensejem aglomerações;
  • aulas presenciais de instituições de ensino público e privadas;
  • cinemas, teatros, casas de espetáculo e similares;
  • bares, boates e similares;
  • academias poliesportivas;
  • salões de festa e jogos.

O descumprimento das regras estabelecidas no decreto e nos protocolos específicos da Secretaria Estadual da Saúde poderá, mediante fiscalização das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais, ensejar multa e interdição dos estabelecimentos.

A medida adotada leva em consideração uma estratégia proposta pela Universidade Federal de Goiás, que prevê o isolamento intermitente na modalidade 14 por 14.

Imagens: G1 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Vapt Vupt suspende atendimento presencial por 14 dias, em Goiás

Novos agendamentos também permanecem suspensos até a flexibilização do isolamento.
Dinake Nubia
30/06/2020, 07h32
imagem
Foto: Divulgação

Cumprindo as medidas estabelecidas pelo novo decreto estadual, o Vapt Vupt suspendeu o atendimento presencial por 14 dias, em Goiás. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (30/6), por meio do Governo do Estado.

Novos agendamentos também permanecem suspensos até a flexibilização do isolamento. Os usuários que têm serviços agendados nos próximos dias, serão contatados e terão o atendimento presencial remarcado para nova data após a primeira fase da quarentena.

Conforme o documento, nas repartições públicas, os serviços funcionarão, durante o período de suspensão, em regime de teletrabalho.

Vapt Vupt suspende atendimento presencial, mas órgãos de atividades indispensáveis continuam, em Goiás

De acordo com o novo decreto, a exceção de funcionamento são de órgãos ou entidades que, por natureza desenvolvem atividades indispensáveis, como as unidades de saúde, segurança, assistência social e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que continuam o atendimento nos próximos dias.

As atividades nas unidades do Vapt Vaput e outros órgãos suspensos podem voltar ao trabalho no período permitido, desde que cumpram as medidas exigidas pela Secretaria de Saúde.

O novo decreto estadual

Anunciado durante a manhã pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), o novo decreto só foi publicado na noite desta segunda-feira (29/6), por volta de 22h30.

O documento traz uma série de atividades essenciais que estão autorizadas a funcionar e não entram no escalonamento 14 por 14. Além disso, também estão dispostas atividades proibidas no estado pelos próximos dias.

Entre as atividades autorizadas estão farmácias, clínicas de vacinação, hospitais veterinários, cemitérios, serviços funerários, postos de combustíveis, supermercados, agências bancárias, lotéricas, transporte aéreo e rodoviário.

Já nas atividades que não podem funcionar estão os eventos públicos e privados, aulas presenciais de instituições de ensino, cinemas, teatros, casas de espetáculo, bares, boates, academias poliesportivas, salões de festa e jogos.

Caso as medidas previstas no decreto sejam descumpridas, poderá ensejar multa e interdição dos estabelecimentos.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Testagem: Goiânia soma mais de 31 mil pessoas já infectadas pela covid-19

Esse foi o resultado do terceiro inquérito sorológico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da testagem de moradores. O crescimento de casos, em 21 dias, foi de cerca de 200%
Thyélen Lorruama
30/06/2020, 08h07
imagem
Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia

Até o dia 10 deste mês de junho, 31.838 mil pessoas já haviam sido infectadas pela covid-19 em Goiânia, número que corresponde a 2,1% da população. Esse foi o resultado do terceiro inquérito sorológico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da testagem de moradores. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29/6).

De acordo com  a pesquisa, com base no resultado, é possível dizer que o crescimento do número de infectados, em Goiânia, foi de cerca de 200%, no período de 21 dias, que separam o segundo e o terceiro inquérito sorológico.

Testagem em Goiânia mostrou diferentes taxas de pessoas infectadas pela covid-19 entre as regiões

A pesquisa foi feita com 2.628 pessoas, moradoras dos sete distritos sanitários de Goiânia, que foram escolhidas por sorteio. Ainda conforme o relatório, cada distrito apresentou uma taxa de infecção diferente. No distrito Noroeste, a doença já chegou a cerca de 4%. No Sul ficou em torno de 3%, e o distrito Oeste foi o que registrou menor taxa, cerca de 1%.

Até o momento, já foram testadas 9.028 pessoas e um novo inquérito está previsto para o dia 11 de julho, para observar a evolução da infecção na capital.

Um em cada 100 pessoas de Goiânia já se infectou com a covid-19

Segundo o resultado do inquérito sorológico, divulgado no início deste mês, 1 em cada 100 pessoas de Goiânia já se infectou com o novo coronavírus, causador da covid-19. O número correspondia a 10.855 pessoas já infectadas. Os dados foram coletados por meio de testes rápidos aplicados no dia 30 de maio em 2,4 mil domicílios da cidade.

Dos 2,4 mil testes realizados, 18 casos testaram positivo para a covid-19. À época, a prevalência da infecção era de de 0,75% em Goiânia.

Casos de covid-19 em Goiânia

De acordo com boletim desta segunda-feira (29/6), Goiânia já soma 6.748 testes com diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Nas últimas 24 horas foram registrados novos 381 casos. Do total, 5.386 pessoas já se recuperaram da infecção. Já o número de mortes registradas na capital é de 155.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Imposto de Renda: prazo para entrega da declaração termina hoje (30)

Receita Federal estima a entrega de 32 milhões de documentos
Agência Brasil
30/06/2020, 08h25
imagem
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O contribuinte que ainda não entregou a sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020 tem até as 23h59min59s, desta terça-feira (30), para fazê-lo. Até as 18h de ontem (29), 27.904.579 pessoas haviam enviado o documento à Receita Federal.

O total equivale a 87,2% dos 32 milhões de declarações esperadas para este ano. Inicialmente, o prazo acabaria no fim de abril, mas a data foi prorrogada por dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus.

A Receita derrubou a exigência do número do recibo da declaração anterior e adiou o pagamento da primeira cota ou cota única para junho. Quanto às restituições, o cronograma dos lotes de pagamento, que começou em maio e acaba em setembro, está mantido.

O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. Quem optar por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, pode baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda nas lojas Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional iOS.

A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado, o equivalente a R$ 2.196,90 por mês, incluído o décimo terceiro. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74.

Mudanças

As novidades para a entrega da declaração este ano estão disponíveis na página da Receita. Entre as principais mudanças, estão a antecipação no cronograma de restituição, cujo pagamento começou no fim de maio e terminará no fim de setembro, e o fim da dedução do INSS dos trabalhadores domésticos.

Pela primeira vez, os contribuintes com certificação digital receberão a declaração pré-preenchida no programa gerador. Até agora, eles tinham de entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), salvar o formulário pré-preenchido no computador e importar o arquivo para preencher a declaração. Neste ano, também está disponível a doação, diretamente na declaração, de até 3% do imposto devido para fundos de direito dos idosos.

Obrigatoriedade

Precisa ainda declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; quem obteve, em qualquer mês de 2019, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros.

Quando se trata de atividade rural, é obrigado a declarar o contribuinte com renda bruta superior a R$ 142.798,50. Também deve preencher a declaração quem teve, em 31 de dezembro do ano passado, a posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, com valor total superior a R$ 300 mil.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Homem morre ao fazer criança de 5 anos refém durante assalto, em Goiânia

O suspeito teria pulado o muro da residência e rendido a família para tentar escapar da polícia.
Dinake Nubia
30/06/2020, 09h33
imagem
Foto: PMGO

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) atuou em uma ocorrência onde um homem morreu ao fazer criança de 5 anos refém durante assalto, no Setor Urias Magalhães, em Goiânia.

Uma equipe estava em patrulhamento pela região quando avistou um homem suspeito pelas ruas do Setor Urias Magalhães. Ao iniciar os procedimento para a realização da abordagem, o suspeito não obedeceu a ordem de parada dos militares e empreendeu fuga.

Enquanto tentava evadir-se do local, o homem efetuou disparos contra a equipe, que reagiu a agressão, mas não acertou o suspeito. Ele então pulou diversos muros de residências e fez uma família como refém. Entre as vítimas estava uma criança de apenas 5 anos.

Após uma nova tentativa de fuga, já com as vítimas em segurança, houve novo confronto com o assaltante, momento que ele foi alvejado. A equipe de resgate foi acionada e prestou os atendimentos necessários, mas ele não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

Ao verificar a identidade, os militares constataram que o suspeito era foragido da justiça. Ele portava uma pistola calibre 9 mm e um tablete de drogas.

Além do caso da criança de 5 anos refém durante assalto, em Goiânia, uma família teve pertences roubados

De acordo com a PCGO, o caso aconteceu no último dia 12 de março, quando uma família foi feita refém por quatro pessoas, sendo dois homens e duas menores. Conforme as investigações, a família trabalha com a venda de cosméticos e um deles é graduado nível “diamante”.

O objetivo do mentor do crime era roubar uma conta (ID) na qual a vítima recebia os bônus das vendas. Com isso, o criminoso receberia os rendimentos que futuramente cairiam na conta da vítima.

Enquanto a família era mantida em cárcere privado, um dos investigados levou uma vítima até o cartório e a obrigou a assinar um documento para transferir a titularidade da conta (ID).

Depois, os quatro investigados fugiram no carro de uma das vítimas e deixaram a família amarrada. Quando estavam em Acreúna, na posse do veículo, os autores foram abordados por policiais militares. Ao verificar a restrição de roubo do veículo, os militares acionaram o  Grupo Antissequestro da DEIC, que se dirigiu ao local.

Na cidade, a equipe de Antissequestro identificou os autores, que foram encaminhados imediatamente para delegacia em Goiânia, onde foram autuados em flagrante por roubo com restrição de liberdade e extorsão.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
Evento Cultural
imagem
Lowbrow Lab Arte realiza oficina de arte Energia da Cura
Domingo, 28 de fev
Lowbrow Lab Arte & Boteco (Goiânia-GO)
Live na Internet
imagem
Escritora, poetisa e ativista indígena participa de bate-papo virtual
Domingo, 21 de fev
Goiânia (Goiânia-Goiás)
  • continuelendo
  • +lidas
1 Decreto suspende funcionamento de atividades não essenciais, em Goiás

2 Vapt Vupt suspende atendimento presencial por 14 dias, em Goiás

3 Testagem: Goiânia soma mais de 31 mil pessoas já infectadas pela covid-19

4 Imposto de Renda: prazo para entrega da declaração termina hoje (30)

5 Homem morre ao fazer criança de 5 anos refém durante assalto, em Goiânia

1 Idoso morre após caminhão com gado capotar na GO-070, em Goiânia

2 SINTEGO pede suspensão de avaliação diagnóstica da Rede Estadual, em Goiás

3 Novos horários para funcionamento de bares e Região da 44, em Goiânia

4 Áudios apontam envolvimento de Padre Robson em supostas tentativas de suborno

5 Confira as cidades que devem fechar serviços não essenciais, em Goiás

maislidas
1
Idoso morre após caminhão com gado capotar na GO-070, em Goiânia
2
SINTEGO pede suspensão de avaliação diagnóstica da Rede Estadual, em Goiás
3
Novos horários para funcionamento de bares e Região da 44, em Goiânia
4
Confira as cidades que devem fechar serviços não essenciais, em Goiás
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG