A Câmara de Goiânia concluiu os exames para covid-19 entre servidores, estagiários e terceirizados que não pertencem ao grupo de risco e estavam em atividades presenciais ou remotas. Dos 845 testes realizados, 95 testaram positivo para a doença, sendo 53 com carga viral ativa para o novo coronavírus e outros 42 já recuperados.
De acordo com texto de esclarecimento, os servidores positivados ficarão isolados por dez dias em casa e, após esse período, serão submetidos a novos exames.
Por precaução, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Legislativo fez as mesmas recomendações aos 42 funcionários que já se curaram da infecção.
Conforme informado pelo Câmara, o teste aplicado foi o Exame de Sorologia Quantitativo, com até 99,7% de sensibilidade. Segundo a biomédica responsável pelos exames, Nagêt Mohamad Tayfour, o teste detecta a existência dos anticorpos IgM (infecção na fase ativa) e IgG (infecção na fase tardia/cura) no sangue – ou seja, demonstra se o paciente está infectado ou já teve a doença.
Com casos confirmados de covid-19, Câmara de Goiânia ficará fechada para desinfecção
Segundo portaria assinada na última quarta-feira (10/6) pela Mesa Diretora, as atividades da Câmara de Goiânia estão completamente suspensas nessa próxima semana para a realização de nova limpeza e desinfecção da sede.
A partir do dia 22 de junho, o Legislativo retoma o retorno gradual de suas atividades presenciais, a princípio restringidas à área administrativa, com expediente entre 7h e 18h. Os gabinetes de vereadores permanecem fechados.
Medidas de segurança na Câmara de Goiânia
Como medida de proteção, a entrada na Câmara de Goiânia será feita mediante medição de temperatura e uso obrigatório de máscara de proteção facial. As sessões do Plenário serão realizadas sem permissão de acesso às galerias e com a participação de servidores reduzida ao quadro de pessoal essencial.
Ainda de acordo com o texto, os servidores do chamado grupo de risco continuam autorizados a trabalhar remotamente, em home office. Eles poderão fazer os testes para covid-19 na sede do laboratório Pro-Life Laboratório de Análises Clínicas, contratado pela Câmara de Goiânia.
Os resultados dos exames dos servidores serão encaminhados à Universidade Federal de Goiás (UFG) para eventual inclusão dos resultados nos estudos epidemiológicos realizados pela instituição no estado.