O estado de Goiás, embora não esteja no roteiro entre os maiores destinos turísticos do Brasil, consegue suprir uma necessidade interna de forma bastante efetiva, já que possui cidades turísticas incríveis e que costumam ser bastante visitadas pelo público goiano. É fato que não temos praias, mas em contrapartida, temos incontáveis cachoeiras, grutas, trilhas e cidades que oferecem cenários verdadeiramente paradisíacos. Um bom exemplo é o município de Cocalzinho de Goias, conhece?
Localizada a cerca de 130 km de Goiânia e 104 km de Brasília, o município abriga pouco menos de 20 mil habitantes. Fundado em 1990, nasceu para dar suporte à construção da nova capital do país, Brasília. Para atender a forte demanda que vinha de lá, uma fábrica foi instalada na zona rural de Corumbá de Goiás no ano de 1961. Por ali se desenvolveu um distrito, que obteve sua emancipação apenas em 1990, ganhando o nome de Cocalzinho de Goiás.
Um pouco mais sobre Cocalzinho de Goiás
No interior de Goiás, o município é uma graça, cercado por vários rios, como o Corumbá, Areias, Oliveira Costa e Verde, sem falar em suas paisagens belíssimas. Por ali também se encontra o Parque Estadual da Serra dos Pirineus, considerada a maior serra da Bacia Amazônica e do Rio Paraná.
A Prefeitura Municipal da cidade, por meio da Secretaria de Turismo, vem realizando um projeto que visa mapear todos os pontos turísticos de Cocalzinho de Goiás, com o objetivo de fomentar o turismo e comércio local.
São tantas riquezas e belezas naturais presentes no município, que é preciso reconhecer todo o potencial turístico da região, que ainda não está entre as cidades mais visitadas de Goiás. Em contrapartida, Pirenópolis, que é um dos principais destinos para quem está em busca de algo diferente, está a apenas 40 km de Cocalzinho. Se você está pensando em conhecer algo novo, vale a pena dar uma esticadinha até lá!
Atrações turísticas de Cocalzinho de Goiás
Cocalzinho de Goiás é uma cidade super charmosa, recheada de cachoeiras, serras, montanhas e grutas. Como se não bastasse, por ali também é possível encontrar uma vinícola, que representa um destino perfeito para aquele passeio com a pessoa especial, ou mesmo com a família.
Com diversas atividades, dá para encarar boas aventuras em tirolesas, trekkings, trilhas de bike ou a pé, entre tantas outras coisas. Mas é claro, quem prefere os passeios menos radicais, dá sempre para encontrar uma trilha tranquila até uma cachoeira e aproveitar todas as maravilhas da paisagem, curtindo as águas geladas e tomando um bom sol. Confira abaixo algumas entre as principais atrações da cidade:
1 – Parque Estadual dos Pirineus
O parque é bastante conhecido em Goiás e representa uma de nossas mais importantes unidades de conservação. Seu território abrange não apenas Cocalzinho de Goiás, passando também por Pirenópolis e Corumbá.
Com características únicas e de extrema importância, dentro da área está localizado o segundo maciço mais alto do estado, o Pico dos Pirineus, com 1.300 metros de altura. Além de preservar a fauna e flora e os mananciais ali existentes, o parque também visa promover a responsabilidade ambiental em seus visitantes, com alguns passeios ecológicos em seu interior. Clique aqui para ter mais informações.
2 – Paraíso Ecológico Recanto dos Pássaros
O Recanto dos Pássaros, além de ser um lugar maravilhoso e de uma beleza impressionante, também é uma pousada, perfeita para quem está pensando em visitar Cocalzinho de Goiás, mas ainda não sabe onde se hospedar.
O lugar conta com piscinas, restaurantes, espaços para curtir com a família e amigos, sem falar nos espaços dedicados a quem vai para um retiro religioso. É tudo uma graça!
Telefone: (61) 99659-7701
Endereço: R. 4, Cocalzinho de Goiás – GO, 72975-000
3 – Tirolesa Voo dos Pirineus
Localizada dentro do Hotel Fazenda Tabapuã dos Pirineus, a tirolesa acabou se transformando em um dos maiores atrativos turísticos de Cocalzinho de Goiás. Para se ter ideia, conta com nada menos que 567 metros de extensão, proporcionando uma vista panorâmica do Morro dos Pirineus durante a descida. Uma aventura que só!
Caso você não vá se hospedar no hotel, dá para pagar o day-use, aproveitando não apenas a tirolesa, mas também outras atrações maravilhosas do hotel. Vale a pena!
Telefone: (61) 99973-9303
Endereço: BR 070, km 5, s/n – Zona Rural, Cocalzinho de Goiás – GO, 72975-000
4 – Cachoeira dos Pirineus
Já que estamos falando sobre o Hotel Fazenda Tabapuã dos Pirineus, este é mais um destino por ali que vale a pena visitar. A cachoeira é uma delícia, com um poço propício para banho e com águas bem geladas, que proporcionam uma ótima opção para renovar as energias.
Para completar o cenário, há uma queda d’água linda, que desce em meio a paredões e vegetações nativas. Ao pagar o day-use do hotel, vale muito a pena curtir!
Endereço: BR 070, km 5, s/n – Zona Rural, Cocalzinho de Goiás – GO, 72975-000
5 – Caverna dos Ecos
Também conhecida por “Gruta dos Ecos”, a caverna fica em Girassol, um distrito de Cocalzinho de Goiás. O lugar possui uma beleza ímpar, com diversos salões, rochas e também o maior lago subterrâneo da América do Sul, apresentando 300 metros de comprimento, 50 de largura e cerca de 15 de profundidade.
Para se ter ideia, a caverna foi descoberta no ano de 1970 e conta com nada menos que 1.275 metros de extensão e, ao todo, cerca de 150 metros de profundidade. Na parte interna é possível contar com 6 divisões entre os salões, onde cada um ganha um nome: Salão da Entrada, Salão das Nuvens, Galerias do Lago, Mirim e Açu, sem falar que ainda há os Salões do Morcego e do Piano.
É tudo incrível e garante cenários paradisíacos aos visitantes. No entanto, vale lembrar que a visita precisa ser acompanhada de um guia e ainda é preciso ter muito cuidado, já que há rochas e outros obstáculos no meio do caminho, que podem acabar provocando acidentes.
6 – Pireneus Vinhos e Vinhedos
Esta é uma fazenda localizada na Cidade dos Pirineus, em Cocalzinho de Goiás, responsável pela produção de um dos vinhos premiados do Brasil e reconhecido em todo o mundo. O lugar é aberto para visitação, onde as pessoas podem conhecer a vinícola bem em meio ao cerrado goiano, como também podem participar de um passeio com degustação harmonizada, saboreando os vinhos por ali produzidos.
A estrutura do lugar é impecável, sem falar que há sempre um guia explicando mais sobre a produção e os vinhos em si. Sem dúvida, um passeio imperdível no município para quem é apaixonado pela bebida.
Telefone: (62) 99909-2201
Endereço: Av. Anapolis, q 36, Lt. 14a, s/n – Cidade dos Pirineus, Cocalzinho de Goiás – GO, 72975-000