fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Mundo
      • Saúde
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Tandara Reis
      Tandara Reis
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Jairo Menezes
      Jairo Menezes
      29 de maio de 2019

      Delegacia apura caso de pit bull enfurecido em Goiânia

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Setor Bueno
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • transporte coletivo
  • covid-19
  • decreto
  • vacinação covid-19
  • auxílio emergencial
  • estupro de vulnerável
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • transporte coletivo
  • covid-19
  • decreto
  • vacinação covid-19
  • auxílio emergencial
  • estupro de vulnerável
Goiás

Prefeito atualiza medidas em combate e prevenção à covid-19 em Aparecida

Em live, prefeito Gustavo Mendanha adianta que a reabertura parcial da economia, a partir desta terça (28), será monitorada para manter combate à covid-19 sob controle.
Dia Online
27/04/2020, 14h57
imagem
Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, não descarta a possibilidade de fechar novamente todo o comércio da cidade, e ainda nesta semana, se a população ignorar as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. Ele cogitou a hipótese nesta segunda-feira (27) durante live transmitida nas redes sociais da Prefeitura de Aparecida.

Gustavo e o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, participaram da live para detalhar as novas medidas adotadas em Aparecida frente a epidemia da Covid-19. Uma delas, libera a reabertura de 82% do comércio a partir desta terça-feira (28).

A reabertura dessas empresas, englobadas num pool de 24 atividades econômicas, cumprirá uma série de critérios de segurança. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a intenção é de neutralizar o máximo os riscos de contágio da doença em Aparecida.

Confira aqui os estabelecimentos autorizados a reabrir amanhã. A fiscalização do cumprimento das normas será intensificada. “Não podemos perder o equilíbrio e o controle da situação”, ressaltou Gustavo Mendanha para os internautas.

O secretário Alessandro Magalhães confirmou que a curva de contágio do coronavírus em Aparecida está controlada, dentro da expectativa de novos casos. Ele afirmou que a cidade tem hoje um dos melhores coeficientes de controle da Covid-19 no Brasil.

De acordo com Alessandro, “isso é resultado das ações preventivas que foram adotadas já no início de março, primeiro, com a instituição do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus. Todas essas medidas, que envolveram o poder público, o setor privado e a sociedade civil organizada deram condições para o município se precaver, inclusive, com a criação de 90 novos leitos no Hospital Municipal de Aparecida”, explicou o secretário.

Ampliação da testagem

Aparecida registra 23 casos confirmados e 2 óbitos. O prefeito Gustavo Mendanha prestou condolência às famílias das vítimas e lembrou que, para evitar novas perdas, o município está ampliando a capacidade de testagem da população. Clique e saiba mais.

Com a ampliação da testagem, que tem amostras coletadas nas UPAs Brasicon, Buriti e Flamboyant, Aparecida fez 70 testes em dois dias, número 366% maior que a média de 15 testes semanais feitos na cidade até a semana passada.

Respondendo perguntas da imprensa e da comunidade, o secretário Alessandro Magalhães frisou que grande parte das medidas sugeridas ao prefeito pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus são pautadas em estudos da UFG.

Reabertura dos comércios

O prefeito Gustavo Mendanha disse que essa sustentação científica tem sido fundamental para fazer, com segurança, a liberação gradual do comércio em Aparecida. “Queremos, passo a passo, retomar a economia”, declarou o gestor municipal.

Ainda hoje, será disponibilizada no site da Prefeitura de Aparecida a ferramenta desenvolvida pela Fieg onde os empresários poderão obter o alvará provisório de reabertura dos comércios. O Termo de Autorização é concedido sem custo.

Gustavo enfatizou que está mantendo uma posição firme, na Prefeitura de Aparecida, no sentido de preservar a situação sob controle. Para isso, nessa volta do comércio ele analisa até a possibilidade de escalonar os horários nas atividades econômicas.

Retorno das aulas

Tanto o prefeito quanto o secretário de Saúde afirmaram que não há data prevista para o retorno das aulas na rede municipal, nem de outras atividades que naturalmente geram aglomeração de pessoas, como academias e arenas esportivas.

Segundo Gustavo, tudo dependerá do comportamento da população nos próximos 15 dias. E essa avaliação pode se estender por todo o mês de maio. “Se todos obedecerem, poderemos retornar em maio com mais uma série de outros comércios”, sinalizou o prefeito.

Com 63 leitos de UTI disponíveis hoje para pacientes de Covid-19 em Aparecida, o município vai reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus. O secretário Alessandro Magalhães adiantou que será feita, através da UFG, uma pesquisa sorológica para analisar o comportamento de pessoas que tiveram algum grau de contato com o vírus.

“Todas as precauções estão sendo tomadas com muito critério”, concluiu Alessandro.

A live completa pode ser acessada pelo link – https://www.facebook.com/PrefAparecida/videos/2665052650393111/

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Veja como regularizar o título de eleitor ou pedir primeira via pela internet

Segundo o TRE-GO, pelo sistema Título Net também é possível pedir transferência, fazer alteração de dados pessoais e ainda alteração de local de votação. Prazo para regularização termina em 6 de maio.
Thyélen Lorruama
27/04/2020, 15h46
imagem
Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Por conta pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral, por meio do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), permitiu a realização de novos serviço pelo sistema Título Net, entre eles a regularização e o pedido da primeira via do título de eleitor. Pela plataforma também é possível pedir a mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Conforme o calendário eleitoral, o prazo para requisitar qualquer mudança se encerra no dia 6 de maio. Após esse prazo, o cadastro eleitoral será fechado e os atendimentos serão retomados somente após as eleições.

Para iniciar o atendimento remoto, o interessado deve acessar o seguinte link: http://www.tre-go.jus.br/eleitor/atendimento-remoto/index-atendimento-eleitor. A segunda via do título eleitoral deve ser feita por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas plataformas iOS e Android.

Com regularização do título de eleitor e outros serviços online, atendimento no TRE-GO segue suspenso

Com a possibilidade dos serviços eleitorais pela internet, o atendimento presencial no TRE-GO segue suspenso, devido à pandemia coronavírus. A Portaria Conjunta N. 02/2020, que garante o direito dos eleitores de realizar as operações online, foi assinada no último dia 22 pelo presidente do órgão, o desembargador Carlos Escher, e pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Zacarias Neves Coêlho.

De acordo com o Artigo 7º da Portaria, a coleta de dados biométricos, para os eleitores que ainda não tenham feito esse procedimento, ocorrerá após o período do distanciamento social, segundo convocação da Justiça Eleitoral. Nesses casos, o TRE reforça que o requerente deverá atender à solicitação, “sob pena de cancelamento ou indeferimento de sua inscrição, ainda que já regularmente processado o requerimento.”

Atendimento pelo WhatsApp em Goiás

A Justiça Eleitoral de Goiás também disponibilizou atendimento via WhatsApp em todos os cartórios eleitorais da capital e do interior. Confira aqui os contatos de whatsapp das zonas eleitorais do estado.

Imagens: G1 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Anvisa discute liberar aplicação de teste rápido para covid-19 em farmácias

Atualmente, testes rápidos são aplicados em ambiente hospitalar e clínicas das redes pública e privada.
Estadão Conteúdo
27/04/2020, 15h56
imagem
Foto: Reprodução/Ascom/SES-RS

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discutem nesta terça-feira, 28, se liberam a aplicação de testes rápidos de coronavírus em farmácias. Atualmente, testes rápidos são aplicados em ambiente hospitalar e clínicas das redes pública e privada.

A proposta será levada pelo presidente-substituto da agência, Antonio Barra Torres, médico e contra-almirante, tido como conselheiro de Jair Bolsonaro para assuntos de saúde.

Segundo integrantes do governo, a cúpula do Ministério da Saúde chegou a resistir à proposta, mas passou a apoiá-la recentemente. O novo ministro da pasta, Nelson Teich, tem dito que melhorar o grau de informação sobre a doença no Brasil é pilar de sua estratégia de resposta à pandemia, que tem como um dos pontos a saída do distanciamento social, como defende Bolsonaro.

O receio de autoridades de saúde, como da Organização Mundial de Saúde (OMS), é que testes rápidos têm alto índice de “falso negativo”, se aplicados nos primeiros dias de sintomas da doença. Como o jornal O Estado de S. Paulo revelou, exames doados ao governo pela mineradora Vale podem errar 75% dos resultados negativos, segundo análise encomendada pelo próprio Ministério da Saúde.

A expectativa de fontes do ministério de Teich é que a Anvisa aceite a aplicação em farmácias, mas exigindo que o teste seja feito apenas após alguns dias do surgimento de sintomas da doença.

A forte chance de falso negativo, nos primeiros dias, deve-se à característica do exame, que detecta anticorpos para a doença. Essas substâncias só surgem quando o corpo reage ao vírus, o que leva alguns dias. Por isso, autoridades recomendam uso de testes do tipo “RT-PCR”, mais lento e caro, para garantir diagnóstico preciso para a covid-19.

Segundo integrantes do ministério, há forte pressão do Palácio do Planalto para ampliar o número de testes no País. A Saúde tem sinalizado que pretende aumentar o público-alvo para exames de diagnóstico rápido.

No começo da crise, o Ministério da Saúde recomendava apenas a aplicação de testes rápidos para quem atua na “linha de frente” do combate à covid-19, como profissionais da saúde. Em boletim epidemiológico publicado na última semana, no entanto, o ministério afirma que deseja “progressivamente” incluir idosos, portadores de condições de risco para complicações da covid-19 e a população economicamente ativa na rotina de testagem. A ideia seria também aumentar a “carteira” de curados e imunes à doença que poderiam retornar ao trabalho, dizem integrantes do governo.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Goiás registra aumento de 223 casos de covid-19 em uma semana

Goiás ultrapassou 600 casos confirmados de covid-19. O número de óbitos também aumentou. No último domingo (26) eram 25, e nesta segunda (27) já são 26.
Toni Nascimento
27/04/2020, 17h26
imagem
Foto: Agência Brasil

Goiás ultrapassou a marca de 600 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19), nesta segunda-feira (27/4), segundo boletim epidemiológico da Secretária de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). No dia 20 de abril, eram 393 pacientes testados positivo para a doença. Uma semana depois, exatamente hoje, são 616 pessoas infectadas pelo vírus no Estado. Ou seja, são 223 novos casos em uma semana.

Segundo o SES-GO, são 26 mortes pelo covid-19 registradas até a tarde desta segunda. No último domingo (26/4), constavam 25 mortes, ou seja, acréscimo de um caso. Quando voltamos para os dados do dia 20 de abril, eram 18 mortes pela doença.

Quando falamos de casos suspeitos, o aumento em uma semana é de quase mil casos. No dia 20 de abril, haviam 6.494 casos suspeitos em investigação no Estado. Hoje, há 7.407 casos suspeitos em investigação.

Também existem 17 casos confirmados internados, segundo SES-GO. Destes, 5 estão em unidades públicas da rede estadual e 12 na rede privada. Comparado a uma semana atrás, quando havia 21 casos internados, é visto que houve uma redução.

Além disso, há 72 casos suspeitos e em investigação que encontram-se internados. Destes, 48 estão na rede pública e 24 na rede privada.

Casos confirmados e óbitos por covid-19 por município

Primeiramente, os casos confirmados de covid-19 pelo Estado, nesta segunda, foram registrados nos municípios de:

  • Águas Lindas de Goiás (6);
  • Aloândia (1);
  • Anápolis (39);
  • Anhanguera (1);
  • Aparecida de Goiânia (23);
  • Aragoiânia (1);
  • Avelinópolis (1);
  • Barro Alto (1);
  • Bela Vista de Goiás (3);
  • Bom Jesus de Goiás (2);
  • Caldas Novas (1);
  • Campestre (1);
  • Campinorte (1);
  • Carmo do Rio Verde (3);
  • Catalão (1), Ceres (4);
  • Cidade Ocidental (5);
  • Faina (1);
  • Formosa (4);
  • Goiandira (2);
  • Goianira (1);
  • Goianésia (28);
  • Goiânia (364);
  • Goiatuba (2);
  • Guapó (1);
  • Inhumas (3);
  • Ipameri (1);
  • Itaguaru (2);
  • Itumbiara (10);
  • Jaraguá (1);
  • Jataí (6);
  • Luziânia (11);
  • Mineiros (4);
  • Montividiu (1);
  • Morrinhos (1);
  • Nerópolis (3);
  • Niquelândia (1);
  • Nova Glória (1);
  • Nova Veneza (1);
  • Novo Gama (1);
  • Paranaiguara (1);
  • Paraúna (3);
  • Pires do Rio (3);
  • Planaltina (1);
  • Professor Jamil (6);
  • Rialma (6);
  • Rio Verde (15);
  • Santa Helena de Goiás (1);
  • Santo Antônio do Descoberto (4);
  • São Luís dos Montes Belos (2);
  • Senador Canedo (6);
  • Silvânia (1);
  • Trindade (9);
  • Urutaí (1);
  • Valparaíso de Goiás (10) e;
  • Vianópolis (1).

Por fim, nesta segunda também são 26 óbitos confirmados em Goiás, sendo nos municípios de:

  • Aparecida de Goiânia (2);
  • Goiandira (1);
  • Goianésia (2);
  • Goiânia (12);
  • Luziânia (2);
  • Paraúna (1);
  • Planaltina de Goiás (1);
  • Pires do Rio (1);
  • Professor Jamil (1);
  • Rio Verde (1) e;
  • Valparaíso de Goiás (1).
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Justiça suspende flexibilização do isolamento social em São João d’Aliança

Segundo promotor, São João d’Aliança editou decreto municipal flexibilizando isolamento social foi feito“sem qualquer base científica e estrutura na saúde”.
Toni Nascimento
27/04/2020, 17h58
imagem
Foto: reprodução

A justiça, atendendo parcialmente pedidos do Ministério Público de Goiás (MP-GO), suspendeu a flexibilização do isolamento social no município de São João d’Aliança, principalmente no quesito comercial.

Segundo o promotor de Justiça Márcio Vieira Villas Boas Teixeira de Carvalho, a prefeitura de São João d’Aliança editou alguns decretos municipais flexibilizando as regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais, “sem qualquer base científica e estrutura na saúde”.

De acordo com ele, “há inovações em relação aos restaurantes e lanchonetes situados às margens de rodovia, lojas de roupa e confecções, papelarias, lojas de venda e manutenção de eletroeletrônicos e lojas de venda de móveis e eletrodomésticos, e não apenas drive thru ou entrega em domicílio”.

Basicamente, os decretos municipais publicados pelo prefeitura contrariam o isolamento social imposto pelo Decreto Estadual, que define regras para funcionamento de atividades econômicas durante a pandemia da covid-19.

Além disso, o município também foi proibido de editar novos atos administrativos regulatórios em desconformidade com o mesmo decreto estadual.

Por fim, em caso de descumprimento, foi estabelecida multa diária de R$ 10 mil para a prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros e R$ 50 mil ao município.

Problemas do decreto municipal que flexibilizava isolamento social em São João d’Aliança

Primeiramente, o promotor de Justiça explica que, em São João d’Aliança, quase tudo está permitido. O município fica às margens da GO-118 e o decreto municipal flexibilizou o funcionamento de restaurantes e lanchonetes situados na rodovia, o que representa boa parte da atividade comercial da cidade.

O decreto municipal também permitiu, nos estabelecimentos de ensino a distância, a realização de provas, com limitação do número de pessoas no ambiente, na proporção de uma a cada 20 metros quadrados.

O promotor explica que, pela modalidade praticada, a realização de provas teria de ser de forma remota, com a utilização de mecanismos apropriados. Márcio de Carvalho lembrou que as escolas da rede básica continuam fechadas e até mesmo concursos públicos foram suspensos.

“É insofismável que houve um completo abandono do programa de retorno gradual de atividades em São João d’Aliança, para um retorno total e imediato, sem qualquer estrutura no sistema de saúde”, afirmou.

Segundo ele, a nota técnica editada pela Secretaria Municipal de Saúde para embasar os decretos municipais não apresentou nenhuma evidência científica que fundamentasse o afrouxamento das medidas.

Por fim, também que não há informações sobre a existência de kits para testes rápidos no município, não estão sendo realizadas barreiras sanitárias e a estrutura hospitalar dispõem de apenas um leito de retaguarda, com ventilador, monitor, bomba de infusão, desfibrilador e todo o material necessário para o atendimento e estabilização do paciente com Covid-19.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
Live na Internet
imagem
Live Buteco Bohemia: Gusttavo Lima anuncia novo show on-line
Sabado, 06 de mar
Goiânia (Goiânia-Goiás)
Live na Internet
imagem
Shopping de Goiânia faz webinars em homenagem ao Mês da Mulher
Terça, 09 de mar
Shopping Cerrado (Goiânia-GO)
  • continuelendo
  • +lidas
1 Prefeito atualiza medidas em combate e prevenção à covid-19 em Aparecida

2 Veja como regularizar o título de eleitor ou pedir primeira via pela inte...

3 Anvisa discute liberar aplicação de teste rápido para covid-19 em farmáci...

4 Goiás registra aumento de 223 casos de covid-19 em uma semana

5 Justiça suspende flexibilização do isolamento social em São João d’Aliança

1 Assessor de Leonardo foi encontrado cerca de 10 horas após disparos, em Jussara

2 Assessor de Leonardo morre com tiro acidental na fazenda do cantor, em Jussara

3 Nova fase do auxílio deve pagar de R$ 150 a R$ 375

4 Inscrições abertas para sorteio de apartamentos em Aparecida de Goiânia

5 Prefeitura de Goiânia publica novo decreto; veja o que pode funcionar

maislidas
1
Assessor de Leonardo foi encontrado cerca de 10 horas após disparos, em Jussara
2
Assessor de Leonardo morre com tiro acidental na fazenda do cantor, em Jussara
3
Inscrições abertas para sorteio de apartamentos em Aparecida de Goiânia
4
Prefeitura de Goiânia publica novo decreto; veja o que pode funcionar
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG