O estado de Goiás está longe de ser um dos destinos turísticos do Brasil, o que é uma pena, já que possuímos tantas cidades e atrações que todo mundo deveria conhecer. Inclusive, é comum ver pessoas que moram por aqui e mesmo assim nunca nem ouviram falar de certos lugares. Cidades como Pirenópolis e Caldas Novas são destinos bem comuns, atraindo até mesmo pessoas de fora. Mas é sempre válido lembrar que nossas belezas vão muito além disso e realmente superam expectativas. O município de Minaçu, localizado ao norte do estado, é uma boa prova disso.
Está a aproximadamente 504 km de distância de Goiânia e de fato não é uma cidade muito grande, sendo morada para pouco mais de 30 mil habitantes. A grande questão é que o lugar conta com cenários incríveis e repletos de natureza, um pouquinho diferente do habitual nas cidades grandes de Goiás. Para começar, há uma espécie de ilha na cidade, onde é preciso atravessar uma longa estrada para ter acesso. É um verdadeiro achado!
Um pouquinho sobre a história de Minaçu, em Goiás
Politicamente emancipado no ano de 1976, o município de Minaçu está bastante vinculado às atividades pecuárias, que tiveram início na década de 1950. Os pioneiros se instalaram na região do Rio Bonito, usando a área para formar fazendas e criar gado.
Ao longo do tempo, um fato acabou chamando atenção de vaqueiros e outros migrantes que se estabeleceram por ali. Foi encontrado um fragmento de rocha esverdeada com saliências que pareciam escamas e, pouco depois, descobriram que essas pedras eram abundantes na região de Cana Brava.
Assim, foram feitos diversos esforços para identificar a rocha. Chegaram a levar uma amostra até São Paulo para que fosse feita uma análise em laboratório. Para a surpresa de muitos, ao retornarem com os resultados de SP, também veio para Goiás o gerente de uma empresa franco-brasileira dedicada à exploração de amianto crisolita, que chegou pronto para adquirir a área de uma das maiores jazidas de amianto crisolita do mundo. Minaçu começava a dar seus primeiros passos.
Dessa forma, com a implantação de um parque industrial na região que era denominada Serra da Cana Brava, os moradores que já haviam se instalado por ali acabaram cedendo parte de suas terras para a implantação de um povoado, que mais tarde ganhou o nome de Minaçu, que significa “Mina Grande” em tupi-guarani.
O povoamento teve início em 1965 e, apenas 3 anos depois, já começaram a surgir comércios, prédios públicos e algumas unidades industriais. Até o ano de 1975 a região possuía um vínculo administrativo com Uruaçu, assim, por meio de um plebiscito onde a maioria era favorável à emancipação, no ano seguinte o lugar foi elevado à categoria de cidade e sede municipal de Minaçu.
Vale mencionar que até o final da década de 1930, o Brasil tinha o costume de importar todo o amianto que consumia. Foi apenas no início da década de 1940 que o país dava início às pesquisas de pequenas jazidas em território nacional. A mina localizada próxima a Minaçu, em Goiás, foi uma das principais responsáveis para que o Brasil conseguisse garantir auto-suficiência no setor.
Atrações turísticas de Minaçu
Assim como muitas cidades em Goiás, Minaçu conta com algumas cachoeiras belíssimas para quem curte maior contato com a natureza. No entanto, dentre seus principais pontos turísticos que vão além do Lago de Serra da Mesa e Lago de Cana Brava, que banha boa parte da cidade com sua Praia do Sol, ainda é possível mencionar o Rio Cana Brava, Córrego Rajado, Córrego Lajedo e, é claro, as diversas grutas espalhadas pela cidade. Confira abaixo alguns detalhes sobre as principais atrações!
Praia do Sol
A Praia do Sol é, sem dúvida, a maior atração de Minaçu. Trata-se de uma ilha artificial com cenários incríveis, bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí. O lugar é perfeito para passar o dia ou a noite, mas realmente vale a pena ficar para o pôr do sol, que é simplesmente um dos mais bonitos de Goiás.
A região é banhada pelo Lago Cana Brava, onde os visitantes podem aproveitar para tomar um banho e até andar de Jet Ski. Para deixar a experiência ainda mais completa, há espaços verdes por ali e diversos quiosques, entre bares e restaurantes, sendo possível até mesmo fazer um bom churrasco na beira do lago. É um bom lugar para quem pretende fugir um pouquinho da rotina.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Para quem gosta de conhecer monumento e arquiteturas históricas, no município de Minaçu é possível fazer uma visita até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que conta com um visual imponente e bonito, com uma estrutura arquitetônica capaz de encher os olhos.
Cachoeira do Jorge
Para quem adora boas cachoeiras, este é um destino imperdível em Minaçu. O lugar é fantástico, com várias piscinas naturais de água cristalina e algumas quedas sobre as rochas. Por ali os visitantes encontram paisagens belíssimas, sendo uma ótima opção para recarregar as energias. O acesso é um pouco difícil, mas vale muito a pena!
Cachoeira do Lajeado
E para fechar, a Cachoeira do Lajeado é mais uma boa opção em Minaçu. O acesso não é tão difícil e também não fica muito longe da cidade, sendo um lugar perfeito para descansar e fazer um piquenique com a família ou amigos.
As quedas não são muito altas e a água não é muito gelada, o que garante banhos revigorantes. Vale muito a pena conhecer para fugir um pouquinho da rotina!
Para mais informações, clique aqui e confira o site da Prefeitura de Minaçu.