Cinco regiões de Goiás estão sob alerta de chuvas intensas, de acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido nesta quarta-feira (8/4). Várias cidades goianas já registram fortes chuvas desde o início da semana, entre elas Goiânia e Anápolis, onde moradores chegaram a ficar ilhados.
O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. As regiões afetadas com as chuvas intensas são: Central, Leste, Sul, Norte e Noroeste. O Distrito Federal também está sob alerta de temporais.
Até esta quinta-feira (9/4), a previsão do tempo em Goiás aponta dias nublados a encobertos, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já na sexta-feira (10/4), o dia será nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, exceto na região sul, que ficará parcialmente nublada, com chuva isolada.
Tempo em Goiás: dicas para dias de chuvas intensas
Durante o período, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. O órgão também alerta: em caso de chuvas intensas, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Diante das previsões de temporais e ventos fortes, a Defesa Civil reforça as orientações para a população, em caso de alagamento: se estiver de carro, a recomendação é que opte por rotas alternativas que evitem pontos de alagamentos. Se estiver parado e o local começar a encher, o motorista e os passageiros devem deixar o veículo e seguir para local seguro.
No caso dos motociclistas, a recomendação é não tentar atravessar vias alagadas, pois podem esconder buracos que podem ocasionar a quedas e outros acidentes. O cidadão pode acionar os serviços da Defesa Civil pelos telefones: 3524-4080, 153 ou pelo 193 do Corpo de Bombeiros, caso a ocorrência seja em Goiânia.