Duas mulheres, donas de motéis em Itumbiara, foram detidas e autuadas por descumprirem decreto estadual que visa conter o avanço do coronavírus em Goiás. Os estabelecimentos foram flagrados em pleno funcionamento, nesta terça-feira (31/3), por policiais civis da cidade, após denúncias anônimas.
Nos locais, os agentes verificaram a presença de funcionários e clientes. Os motéis foram desocupados e fechados pelas equipes policiais. As proprietárias foram levadas para a delegacia de Itumbiara, onde foram autuadas pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, que consta no Art. 268 do Código Penal.
Elas foram liberadas após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os nomes das mulheres e dos motéis não foram divulgados. De acordo com a delegada Yvve de Melo Rocha, que atuou na ocorrência, outros estabelecimentos do mesmo ramo, na região, estavam fechados.
Conforme decreto, motéis devem estar fechados durante quarentena; veja abaixo o que pode ou não abrir
O governo de Goiás, por meio da Secretaria da Casa Civil, divulgou uma cartilha contendo as atualizações no decreto do governador que adequou as regras da situação de emergência na Saúde Pública, informando quais estabelecimentos podem e quais não podem abrir no período de quarentena.
Segundo a Casa Civil, a cartilha, intitulada Abre e Fecha, tem como objetivo “facilitar a aplicação do decreto 9.633, de 13 de março de 2020, que determinou as regras do isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus em Goiás”.
Na imprensa e em suas redes sociais, Caiado tem defendido as medidas de isolamento social e fechamento de comércios, e reitera que seu compromisso primordial é com a vida humana. “Meu compromisso principal é salvar vidas. Estou conduzindo uma nova rodada de negociações com o setor empresarial e os critérios para a flexibilização do isolamento em Goiás serão técnicos e científicos”, afirmou.
Leia a cartilha com o que pode ou não abrir aqui.