O Ribeirão das Antas, em Anápolis, transbordou após uma forte chuva, ocorrida na noite desta sexta-feira (27/3), e deixou moradores ilhados. As famílias foram resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), que precisou isolar o local.
De acordo com informações da corporações, a água chegou a aproximadamente 1,5 metros e deixou três moradores ilhados em suas residências. As equipes, compostas por oito bombeiros militares e três viaturas, realizaram o salvamento das vítimas.
Além disso, várias ruas e avenidas de Anápolis ficaram alagadas após a forte chuva. Registros feitos por moradores mostram casas alagadas e móveis destruídos, além de carros cheios de águas e lama.
Após transbordamento do Ribeirão das Antas, em Anápolis, previsão é de mais chuva em Goiás
Em um comunicado publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco regiões do estado voltaram a ficar sob o alerta de chuvas fortes. Conforme a previsão, neste sábado (28/3), pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. As áreas afetadas são: Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano.
Em caso de chuvas intensas, o Inmet reforça: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
A Defesa Civil também divulgou dicas de segurança em caso de alagamentos em vias publicas ou residências em dias de temporais:
- Mantenha os medicamentos e locais seguros;
- Evite sempre o contato com água de alagamento ou enchentes;
- Deixe sempre os equipamentos elétricos e eletrônicos desligados;
- Mantenha o registro de gás e águas fechados;
- Guarde os produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas;
- Transmita alarme aos vizinhos em caso de elevação das águas;
- Não use telefone (o sem fio pode ser usado);
- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
- Não se aproxime de cerca de arame, varais metálicos, redes de transmissão de energia.