A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus na cidade, nesta quinta-feira (26/3). Se trata do secretário de Meio Ambiente, Lúcio Mauro Rodrigues, de 46 anos. Conforme comunicado do prefeito Hildo do Candango (PTB), não se trata de uma transmissão comunitária, uma vez que o secretário contraiu o vírus em Brasília, onde a namorada mora.
Em um vídeo, o prefeito explicou ainda que desde que sentiu os primeiros sintomas, Lúcio Mauro passou a trabalhar de casa. No dia 21 de março, o secretário foi até o Hospital Municipal Bom Jesus, em Águas Lindas, onde fez alguns exames, que não deram resultados significativos.
Antes de testar positivo para covid-19, secretário de Águas Lindas foi diagnosticado com pneumonia viral
Após esse atendimento, por contra própria, ele procurou uma outra unidade e fez o teste para a Covid-19. Por conta da tosse, o secretário procurou um outro hospital, onde foi diagnosticado com pneumonia viral. Ontem (26/3), saiu o resultado do exame, dando positivo para coronavírus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Águas Lindas, Lúcio Mauro está bem, em isolamento em sua casa, e é monitorado pelas equipes de Saúde. Além disso, a prefeitura ressaltou que os contatos dele estão sendo levantados para monitoramento.
Até o momento, além do primeiro confirmado, Águas Lindas tem 17 casos suspeitos, sendo que sete foram descartados e dez seguem sob investigação.
Casos de coronavírus em Goiás
Até esta quinta-feira (26/3), antes de sair o resultado positivo do secretário de Meio Ambiente de Águas Lindas, havia subido para 38 o número de casos coronavírus confirmados em Goiás, sendo 21 deles em Goiânia. Ainda na noite de ontem, a prefeitura de Rio Verde confirmou o sétimo caso na cidade.
Até o momento, uma morte foi confirmada no estado. Se trata de uma idosa, de 66 anos, moradora de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A paciente tinha um histórico de viagens a Brasília. Ela estava internada em um hospital da cidade e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), onde morreu. A idosa era hipertensa e também teve dengue recentemente. O marido dela está internado.