A mulher que foi diagnosticada com coronavírus, em Jataí, na região Sudoeste de Goiás, pode ser multada em R$ 20 mil se desobedecer o período de quarentena e sair de casa. A decisão, proferida pela juíza Sthella de Carvalho Melo, foi tomada após denúncias anônimas indicarem que a paciente e seus familiares estariam descumprindo o isolamento, que visa evitar a proliferação da doença.
O pedido foi feito pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e atendido pela magistrada. Na decisão, ela afirmou que por conta da pandemia não é possível, no momento, ouvir a mulher e os familiares, e por isso “é melhor prevenir do que remediar, como já dizia o ditado.”
Conforme a decisão, tanto a paciente quanto seus familiares serão multados se saírem do isolamento domiciliar. O documento determina ainda que todos eles forneçam amostras para serem testadas. “O vírus em questão transmite-se em progressão geométrica, podendo a atitude negativa dos réus atingir toda a sociedade, gerando estado de calamidade pública na saúde pública local”, pontuou Sthella.
Mulher com coronavírus chegou a Jataí em ônibus intermunicipal; Prefeitura procura passageiros
No processo consta que a mulher, de 52 anos, chegou em Jataí em um ônibus intermunicipal que saiu de Goiânia no último dia 12. Ela estava Espanha, mas está na cidade visitando parentes. Inclusive, por este motivo, uma filha da mulher relatou que toda a família está sofrendo ataques nas redes sociais.
A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria de Saúde, procura pelos passageiros que estavam no mesmo ônibus que a mulher. A empresa responsável pelo veículo já passou uma lista de passageiros à administração, que espera testá-los para saber se foram contaminados.
Casos de coronavírus em Goiás
Em boletim, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que há 15 casos de doença pelo coronavírus (Covid-19) confirmados em Goiás. Sete casos confirmados foram registrados em Goiânia, dois em Anápolis, três em Rio Verde, um em Aparecida de Goiânia, e um em Jataí. Desses casos confirmados, um ainda está em análise para mais informações sobre a localidade da pessoa.