A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quinta-feira (19/3), a coleta de amostras de material para testes de covid-19 em pacientes suspeitos em novas unidades de saúde de Goiânia. Até então, o procedimento era feito apenas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
Conforme comunicado pela Prefeitura de Goiânia, agora estão aptas a fazer a coleta dez unidades de urgência como os Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) e Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) e 14 unidades básicas como os Centros de Saúde e as Unidades de Saúde da Família (USF), chamadas de sentinelas.
Mas atenção, a coleta só será feita se houver a necessidade e indicação de um médico em casos suspeitos. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde os casos suspeitos são aqueles que o paciente viajou, teve contato com outro caso suspeito ou confirmado de coronavírus, que apresenta febre e mais um sintoma como tosse, cefaleia, coriza ou dificuldade de respirar.
Veja lista de unidades, em Goiânia, que coletam amostras para testes de covid-19
Unidades Básicas de Saúde (14 unidades sentinelas )
- Distrito Sanitário Noroeste: USF Novo planalto e USF Boa Vista
- Distrito Sanitário Sudoeste : USF Residencial Itaipu e USF Santa Rita
- Distrito Sanitário Oeste: USF Buena Vista e USF SÃO FRANCISCO
- Distrito Sanitário Norte: USF Guanabara I e USF Itatiaia
- Distritos Sanitário Leste: USF Recanto das Minas Gerais e USF Ville de France
- Distrito Sanitário Sul: Centro de Saúde Parque Amazonas e Centro de Saúde Vila Redenção
- Distrito Campinas-Centro: Centro de Saúde Crimeia Oeste e Centro de Saúde Esplanada dos Anicuns
Cais, Ciams e Upas (10 unidades de urgência)
- Cais Amendoeiras
- Cais Vila Nova
- Ciams Novo Horizonte
- Ciams Urias Magalhães
- Cais Finsocial
- Cais Campinas
- UPA Iatipu
- UPA Noroeste
- UPA Novo Horizonte
Equipes receberam capacitação para fazer coleta de amostras para testes de covid-19
Os kits para coleta já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e os enfermeiros receberam capacitação e serão os encarregados de fazer a coleta. Após esse processo, o material é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade estadual, que fará o diagnóstico em até 72 horas.
“Com essas novas unidades realizando a coleta o processo para identificar se o cidadão está ou não com o vírus fica mais ágil. Escolhemos duas unidades básicas em cada Distrito Sanitário , além das unidades de urgência para cobrir todas as regiões e oferecer acesso mais fácil do usuário.” afirma Fátima Murué.