Com a redução de usuários, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) decidiu retirar mais de 200 ônibus das ruas de Goiânia e Região Metropolitana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17/3), pelo presidente da companhia, Benjamin Kennedy.
Diante das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) no estado de Goiás, o número de passageiros que chegava a 1 milhão, reduziu bruscamente para 320 mil. A quantidade foi monitorada pela companhia nos últimos dias e, segundo o presidente Benjamin, a quantidade já havia reduzido em 40% na semana passada, quando teve o registro de 522 mil passageiros.
Após o anuncio da suspensão das aulas e a divulgação do decreto para evitar aglomerações, este número caiu mais, passando para 394 mil. Segundo Benjamin Kennedy, a demanda deve cair ainda mais a partir de quinta-feira (19/3), quando passa a valer a medida do fechamento de shoppings, lojas na 44, restaurantes, bares, parques e academias.
Coronavírus: os mais de 200 ônibus que serão retirados das ruas, em Goiânia e Região Metropolitana
Diante disso, a companhia ainda deve reavaliar se a quantidade de veículos atende a demanda com a redução de passageiros. Inicialmente, 20% da frota será reduzida, o que equivale a cerca de 220 ônibus retirados das ruas.
A medida vale para Goiânia e outras 18 cidades da Região Metropolitana, sendo: Abadia de Goiás; Aparecida de Goiânia; Aragoiânia; Bela Vista de Goiás; Bonfinópolis; Brazabrantes; Caldazinha; Goianápolis; Goiânia; Goianira; Guapó Hidrolândia; Nerópolis; Nova Veneza; Santo Antônio de Goiás; Senador Canedo; Terezópolis e Trindade.
De acordo com o presidente da CMTC, novas medidas ainda podem ser tomadas durante os 15 dias de fechamento para o comércio. Para garantir a limpeza do transporte, o presidente da companhia afirma que está sendo mantida um força-tarefa. “Estamos mantendo uma força-tarefa na limpeza interna dos veículos e dos terminais de ônibus para garantir segurança para os usuários de transporte”, completa Kennedy.
Nesta terça-feira (17/3), o estado de Goiás registrou dez casos confirmados de coronavírus.