A Polícia Militar de Goiás vai lançar oficialmente nesta sexta-feira (17/1) a Operação Segurança em Ação I, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade do estado. Na ocasião de lançamento, estarão presentes o Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Renato Brum dos Santos.
A Operação Segurança em Ação I será apresentada na tarde hoje no pátio da Academia da Polícia Militar. Conforme informações da Polícia Militar, a ação acontecerá em todo o estado de Goiás (do 1º ao 18º CRPM), e tem como objetivo reduzir os índices de homicídio, latrocínio, roubo, furto, tráfico de drogas e o porte/posse ilegal de arma de fogo.
Ainda segundo a corporação, além do emprego das equipes de cada região, o policiamento também contará com reforço de efetivo de unidades especializadas, como a Cavalaria, Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Comando do Policiamento Especializado (CPE), Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), Batalhão de Choque, Companhia de Policiamento com Cães (CPCães), Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAER), Batalhão Rodoviário, Comando de Operações de Divisa (COD) e Comando do Policiamento da Capital.
Serão realizadas ações de policiamento preventivo e ostensivo, tais como: bloqueios, abordagens a pessoas e veículos, patrulhamento e saturação em todo o estado.
No Natal do ano passado, governo estadual também lançou operação de combate à criminalidade com as Polícia Civil e Polícia Militar de Goiás
Em dezembro do ano passado, o governo de Goiás, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), deflagrou uma operação de Natal para o combate à criminalidade no estado que reuniu polícias e demais órgãos ligados à segurança pública. A Operação Natal Seguro foi lançado na Praça Cívica, em Goiânia, num evento que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, o secretário de Segurança Pública, os dirigentes e os integrantes das forças de segurança.
Conforme assessoria do governo na ocasião, o principal objetivo da Operação Natal Seguro era garantir “ainda mais segurança durante as comemorações de final de ano, uma vez que, nesta época, o Estado recebe um grande fluxo de pessoas”.
Estiveram envolvidos na operação as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap), Procon e a Superintendência de Inteligência da SSP. Cada força ficou responsável por ações específicas em suas áreas de atuação.
O governo confirmou que a presença policial e o trabalho do serviço de inteligência de todas as forças policiais foram intensificados, e foram montados, ainda, pontos de bloqueio, patrulhamentos e abordagens de pessoas e veículos em locais com grande número de pessoas. Foram previstas, ainda, ações de inteligência, fiscalização, cumprimentos de mandados de busca e apreensão, entre outras atividades.