Após a divulgação dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros, que mostram que quase 80% dos 246 municípios goianos dobraram seus PIBs nos últimos dez anos, o prefeito de Trindade e atual presidente do PSDB de Goiás, Jânio Darrot, teceu elogios a Marconi Perillo e disse que os números da dívida do Estado tais quais apresentados pelo governo de Ronaldo Caiado (DEM) são “falaciosos” e forjados.
As declarações foram dadas na última quarta-feira (25/12), Natal. Segundo Darrot, a “relação dívida versus receita de Goiás no final dos governos do PSDB era uma das mais baixas da história, menos de 0,90% da receita pra quitação da dívida”. Ele diz que “esse legado” não pode ser apagado ou creditado a outro fator se não “os governos eficientes do PSDB, com Marconi e Zé Eliton”.
Darrot defende também que o atual governo, o de Ronaldo Caiado, tem se valido de meios de ataque às gestões anteriores para tentar aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Conforme o prefeito de Trindade, o governo Caiado está “forjando números, acusando sem provas e principalmente tentando aderir a um programa de regime de recuperação fiscal que não se enquadra nos parâmetros do governo federal”, uma vez que, segundo ele, a situação fiscal e financeira de Goiás “é bem melhor do que a grande maioria dos estados brasileiros.”
Jânio Darrot diz que medidas adotadas por Perillo “vacinaram” Goiás contra a crise
De acordo com o presidente estadual do PSDB, Goiás seguiu crescendo, mesmo diante da depressão econômica que se abateu sobre o Brasil, porque o então governador Marconi Perillo fez os ajustes necessários. Medidas que, segundo Darrot, “vacinaram Goiás contra a crise.”
“Marconi reduziu secretarias e fez cortes de gastos, mas com um detalhe: não culpou ninguém pela crise, não massacrou, nem perseguiu o funcionalismo público”, disse Darrot, em uma velada provocação ao governo Caiado.