O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) completou um ano de funcionamento na última quinta-feira (19/12). O HMAP, que é o maior hospital público do Centro-Oeste, atende casos de alta complexidade de especialidades médicas, com UTIs adulta e pediátrica, além de ambulatório e posto de atendimento. A unidade tem sido um divisor de águas para a área de saúde em Aparecida de Goiânia e tem como grande diferencial o atendimento humanizado. As práticas realizadas no HMAP buscam dar dignidade aos cuidados realizados aos pacientes valorizando o aspecto humano do atendimento.
Músicas como “Noite Feliz”, “Glória a Deus nas alturas” e “Bate o Sino” interpretadas pelo Corpo Sinfônico Jovem de Goiás emocionaram pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores na cantata de Natal realizada no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) na tarde de ontem (18).“Trata-se de um momento em que proporcionamos um pouco de alegria aos pacientes. Por ser uma data importante trouxemos juto com a Secretaria de Cultura a Cantata para a nossa unidade para proporcionar um ambiente descontraído e humanizado para todos”, ressaltou a diretora de Humanização, Marlete Ferreira.
A música faz bem ao corpo e a mente. Ela acalma, relaxa, alegra, resgata lembranças e também colabora no restabelecimento clínico de pacientes, são acordes que curam. De acordo com Maestro do Coro Sinfônico Jovem de Goiás, Weber Assis, a cantata no hospital traz esperança aos pacientes. “A cantata é um símbolo do Natal e não podemos falar deste momento sem falar do Menino Jesus e quando levamos para o hospital, um ambiente onde muitos estão convalescendo, a música traz esperança e alegria”, relatou.
Dezenas de pessoas acompanharam o evento que aconteceu na recepção social do hospital. A comoção provocada pelas músicas era expressada por meio dos olhos marejados de lágrimas e das palmas. De acordo com o paciente Renan de Assis, que está internado há cinco dias no HMAP, a cantata foi abençoada. “Não esperava por este momento, foi tudo muito lindo e emocionante” contou. A colaboradora Leidiane Cristina, enfermeira da pediatria, ficou encantada com a apresentação.” Muitos pacientes não terão um Natal em família e o Natal deles vai ser este, por isso é muito emocionante” finalizou.
A apresentação foi realizada para celebrar o Natal, levar emoção aos pacientes que estão acamados e também uma comemoração ao primeiro ano de funcionamento do HMAP. De acordo com a diretora-geral, Lázara Mundim, “O nosso objetivo é levar alegria e descontração aos pacientes, familiares e colaboradores por meio da música. A emoção também faz parte do processo terapêutico”, ressaltou.
O Hospital
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) é uma unidade de alta complexidade e conta com Unidade de Terapia Intensiva Adulta e Pediátrica. Conta com 60 leitos de Clínica Médica Adulto e 30 leitos de Clínica Médica Pediátrica; 10 leitos de Clínica Cirúrgica; 10 leitos de Terapia Intensiva Pediátrica; 20 leitos de Terapia Intensiva Adulta e 23 leitos de retaguarda, entre observação, recuperação anestésica, sala vermelha e amarela.
Segundo os dados contabilizados até o mês dezembro, o HMAP já computa mais de 6 mil internações, sendo 5.143 na Clínica Médica, 1.344 na Clínica Pediátrica. As consultas beneficiaram 13.859 pacientes. O hospital atua em sistema de “portas fechadas”, ou seja, os pacientes devem ser direcionados para o local pela regulação do Município. Isso quer dizer que o cidadão não é atendido se for direto ao hospital; primeiro, é necessário procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).
A diretora-geral hospital, Lázara Mundim, ressalta que o atendimento humanizado é um princípio fundamental para o funcionamento da unidade, desde o momento da seleção de novos colaboradores, passando pelo treinamento, até a rotina nos leitos, ambulatórios, emergências e demais setores. “O nosso padrão de qualidade no atendimento e a satisfação do usuário são referência”, afirma.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Medanha, esteve presente na cantata em comemoração de um ano de funcionamento do Hospital e disse estar feliz com os índices de satisfação do Hospital. “Queremos atender a todos que procuram o serviço de saúde do HMAP. A prefeitura está sempre em busca de investimentos para a unidade”, afirmou. Ele contou ainda que esteve reunido com Ministério da Saúde para conseguir recursos e colocar o hospital para funcionar 100 por cento e espera que isso aconteça no primeiro semestre de 2020. “Este primeiro ano superou as expectativas e podemos ver isso na satisfação estampada no rosto dos usuários. Estou feliz em ver o atendimento sendo feito com excelência. A qualidade do serviço de saúde, a estrutura moderna, e a humanização do atendimento são comprovadas por pacientes e acompanhantes que passam pelo hospital”, afirmou.