Uma operação deflagrada na tarde da última quinta-feira e que teve continuidade na manhã desta sexta (13/12), pela Polícia Civil, cumpriu uma decisão judicial de afastamento das funções públicas de dois vereadores da Câmara de Piracanjuba, município a 85 quilômetros de Goiânia. No momento do cumprimento da decisão ocorria uma sessão dos vereadores. Ela foi interrompida pela chegada dos policiais que adentraram o local e comunicaram a um dos parlamentares que ele deveria se retirar de imediato.
A Operação Mãos Limpas teve como objetivo cumprir a decisão judicial de afastamento dos vereadores Rogério Valdivino Pinheiro (Pros) e Luiz Carlos Nunes de Souza Junior (PSL), ambos investigados pelos crimes de concussão, que é o ato de “exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida”.
De acordo com o Delegado Leylton Barros, que coordena as investigações, os vereadores teriam exigido, por mais de um ano, parte dos salários de suas assessoras parlamentares, sob pena de serem exoneradas do cargo. Ele acrescenta que a medida de afastamento foi pleiteada junto ao Poder Judiciário para evitar que os parlamentares cometam novos crimes contra a Administração Pública, “bem como se utilizem de suas posições políticas para obstruírem as investigações”.
Na manhã desta sexta-feira, em continuidade às investigações, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos domicílios dos investigados e também nos gabinetes dos vereadores afastados. Na ocasião, foram apreendidos documentos e materiais eletrônicos que podem estar relacionados ao crime. Os investigados deverão ser ouvidos na tarde desta sexta-feira. Se condenados pela infração penal cometida, poderão pegar até oito anos de reclusão.
Polícia interrompeu sessão na Câmara de Piracanjuba para cumprir decisão da Justiça
Em um vídeo divulgado pela Polícia Civil, é possível ver o exato momento em que os policiais chegam à Câmara Municipal de Piracanjuba e adentram o local onde era realizada uma sessão legislativa, interrompendo-a para cumprir a decisão de afastamento dos vereadores.
Conforme informado pela assessoria da Câmara, apenas um dos vereadores, Rogério Valdivino Pinheiro, estava presente durante a sessão. Ele foi abordado pelos policiais e informado da decisão judicial, e teve que se retirar de imediato da Câmara. Já o vereador Luiz Carlos, que estava ausente no momento da operação, alegou por meio das redes sociais que no dia da operação estava em Goiânia em acompanhamento à sua cunhada, que está grávida.
Veja o momento em que os policiais entram na Câmara de Piracanjuba para cumprir a decisão judicial: