Durante toda essa sexta-feira (29/11), o Procon Goiânia estará de plantão para auxiliar os consumidores nas compras da Black Friday. Das 8h às 18h, o órgão receberá reclamações e denúncias, além de continuar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais.
Em caso de descumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor, as lojas serão autuadas em flagrante. Segundo o Procon, a multa aplicada varia de acordo com o porte econômico do estabelecimento, reincidência, gravidade da infração e vantagem auferida.
Como denunciar fraudes na Black Friday, em Goiânia
Se o consumidor perceber qualquer irregularidade nos preços ou na qualidade dos produtos o ofertados na Black Friday, a denúncia pode ser feita junto ao Procon Municipal, por meio dos telefones (62) 3524-2942 e 3524-2335. É possível ainda também fazer o registro em horário comercial e presencialmente, na sede do órgão, localizada na Avenida Tocantins, nº 191, no Setor Central. O atendimento é das 8h às 18h.
Para uma mãozinha para o consumidor, o órgão listou sete dicas. Confira e aproveite!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Observe o prazo de entrega e informe-se antecipadamente sobre a política de troca.
2. Cuidado com os golpes virtuais
3. Atenção com as compras online, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto. ⠀⠀⠀⠀
4. Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e se for a prazo deve ser mostrado o total. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6. Faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto.
7. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características.