O novo sistema de bilhetagem eletrônica da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), apresentado nesta terça-feira (26/11), deve entrar em vigor até dezembro de 2020. Com ele, os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia poderão pagar as passagens por meio de QR Code, cartões Sitpass, cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), pagamento em nuvem, recarga a bordo, wi-fi a bordo e atualização de dados dos cartões a bordo, além de reconhecimento por biometria facial.
Os recursos a serem implantados em Goiânia já estão disponíveis em nove capitais brasileiras, entre elas Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com a RMTC, essas novas tecnologias vão facilitar o acesso ao serviço do transporte coletivo e garantir mais segurança aos usuários. Conforme apresentado no evento, realizado na sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), as ferramentas de hardware e software serão fornecidas pela empresa brasileira Prodata.
Pagamento da tarifa de ônibus por QR Code e cartões de crédito e débito, em Goiânia, começa em 2020
A primeira fase, que contempla a biometria facial e o QR Code, será executada em até oito meses após a assinatura do contrato, segundo cronograma divulgado pela RMTC. A segunda fase terá prazo de conclusão de quatro meses após o término da primeira etapa. A previsão é que o novo sistema esteja em pleno funcionamento até dezembro de 2020.
Mesmo com as novas tecnologias, os mais de 1.700 pontos de venda espalhados pelas cidades da Região Metropolitana de Goiânia continuarão realizando o serviço de recarga do Cartão Fácil normalmente.
De acordo com o diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, a transição para o novo sistema de bilhetagem será executada sem prejuízos ao sistema atual. “Todas as etapas do processo serão cumpridas de forma a minimizar o impacto durante o período de transição de forma a esclarecer para os usuários todos os benefícios que chegarão com a mudança, por meio de campanhas nas redes sociais e nos terminais de integração da RMTC”, diz a empresa.
“É um projeto grande e muito importante para a população da nossa região. Nos últimos cinco anos, a tecnologia de bilhetagem evoluiu muito no Brasil, e a Prodata traz um conjunto completo com todos esses recursos. E pretendemos implantar este sistema com o mínimo de impacto na vida da população. Os recursos que estamos trazendo para cá já estão disponíveis em outras regiões do país, mas a Região Metropolitana de Goiânia será a única com todas as funcionalidades juntas e integradas”, reforçou Avelino.