A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) deflagrou nesta terça-feira (26/11) uma operação contra esquema de sonegação do ICMS, em Goiás.
Segundo a corporação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão temporária em Goiânia e Goianésia.
Uma das empresas de fachada, criada pela organização criminosa, gerou débito de ICMS de mais de R$ 2 milhões em apenas dois meses. Este esquema gerou prejuízo aos cofres públicos.
De acordo com informações da Polícia Civil de Goiás, a corporação detectou atividades de uma organização criminosa que falsificavam contratos sociais.
Além disso, no esquema criminoso o grupo transferia essas empresas para o nome de pessoas “laranjas”. Após essa transferência, as empresas eram utilizadas para emissão de documentos de transporte sem recolhimento dos impostos devidos.
Operação
A Operação Orange Black foi deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), na manhã desta terça-feira (26/11). Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão temporária em Goiânia e Goianésia.
Segundo informações da Polícia Civil de Goiás, as investigações começaram há 4 meses. Essa operação é resultado de uma parceria da DOT com a Secretaria da Economia.
Em operação contra esquema de sonegação do ICMS, PC descobriu pelo menos 15 empresas fraudulentas
Durante as apurações, a Polícia Civil detectou, que no esquema criminoso essas empresas falsificavam contratos sociais, além de fazer a transferência dessas empresas para o nome de pessoas “laranjas”.
Ainda segundo informações da corporação, o grupo teria constituído pelo menos 15 empresas transportadoras de forma fraudulenta.
Uma das empresas de fachada, criada no esquema da organização criminosa, gerou débito de ICMS de mais de R$ 2 milhões em apenas dois meses, o que gerou prejuízo aos cofres públicos.
A investigação ainda aponta que essas empresas de fachada eram “vendidas” para empresários as utilizarem na emissão de documentos sem pagamento de impostos.
A organização criminosa fazia parte de um grande esquema de sonegação tributária.