A empresa de aplicativo de transporte Uber anunciou, nesta terça-feira (19/11), que lançou hoje os testes do novo recurso do app que permite ao motorista aceitar ou não viagens com pagamento em dinheiro. Se decidir ativá-lo, o motorista Uber passa a não receber mais chamados para esse tipo de viagem, recebendo somente viagens que tenham outros meios de pagamento (como cartão de crédito e débito).
O recurso já havia sido anunciado no evento Uber Destino 2019, que aconteceu em São Paulo no dia 6 deste mês, e que contou com cobertura completa do Dia Online.
De acordo com a empresa, a análise dessa ferramenta, que já vinha sendo testada pela empresa em dez cidades brasileiras – Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, São José dos Campos (SP), São Luís, Sorocaba (SP) e Ribeirão Preto (SP), Mogi Guaçu (SP), Bragança Paulista (SP) e Marília (SP), será agora expandida para Goiânia. A empresa informou que o recurso para Goiânia foi lançado oficialmente hoje, mas poderá ser melhor testado nas próximas semanas.
Para a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods, “os motoristas parceiros vêm expressando sua preferência por poder escolher a forma de receber seu pagamento”. “A ampliação dos testes atuais é uma etapa fundamental nesse processo, para avaliarmos uma possível implementação”, diz.
Por fim, a Uber adiantou que a partir da avaliação resultante dos testes, novos aprimoramentos ainda poderão ser feitos, buscando equilibrar a experiência de motoristas parceiros e usuários.
Em evento, que contou com cobertura do Dia Online, Uber anunciou novos recursos de segurança
A empresa Uber divulgou oficialmente, no dia 6/11, os novos recursos de segurança que serão implantados tanto para motoristas quanto para usuários do app na América Latina. O anúncio das novidades foi feito no evento Uber Destino 2019, que aconteceu em São Paulo.
O evento, realizado em Pinheiros, foi acompanhado pela reportagem do Dia Online e é o primeiro da Uber sobre o tema na América Latina. O anúncio das novas ferramentas que vão ser integradas ao app foi feito pelo diretor global de produtos de segurança da empresa, Sachin Kansal.
Um dos recursos anunciados por Kansal, que chama a atenção por ser inédito no mundo, foi a implantação de uma ferramenta de gravação de áudio que poderá ser usada tanto por passageiros quanto por motoristas da Uber.
Segundo descrito pelo diretor na ocasião, a opção de gravar conversas entre o usuário e o motorista será disponibilizada no app e, ao finalizar a gravação, o autor poderá enviá-la diretamente à Uber para análise. “Se houver necessidade, essa ferramenta pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu dentro do veículo numa viagem”, destacou Kansal.
Entretanto, o diretor global esclareceu que o recurso não representa nenhuma violação de privacidade dos usuários ou motoristas. ” O áudio [gravado no app e enviado à empresa] é criptografado e permanece gravado no aparelho, o que significa que ninguém consegue acessá-lo. A Uber tem a chave da criptografia e só tem acesso ao conteúdo se o usuário ou o motorista decidirem enviar o áudio para a empresa”, explicou.
O novo recurso começará a ser testado no Brasil já em dezembro deste ano.