A forte chuva ocorrida nesta quinta-feira (14/11), em Itumbiara, no Sul de Goiás, destelhou galpões, derrubou árvores e destruiu um barracão de uma loja de pneus. Devido aos fortes ventos, algumas redes de energia foram danificadas e os moradores ficaram sem energia na noite desta quinta e na manhã desta sexta-feira, feriado de 15 de novembro.
Imagens gravadas por moradores da região mostram estragos em diversos pontos da cidade. Um dos registros mostram um galpão de uma empresa de alimentos totalmente destruído. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a edificação ficou comprometida, as instalações elétricas, máquinas e equipamentos, além de matéria prima e produtos acabados também foram danificados.
Em outro caso, um atacadista de produtos de limpeza teve o portão danificado e as telhas arrancadas. Por conta das chuvas, parte da mercadoria foi encharcada. A forte chuva também derrubou uma barracão usado na linha de produção de uma loja de pneus. Apesar dos prejuízo, o Corpo de Bombeiros não registrou ocorrência com feridos.
Previsão de forte chuva em Goiás durante o feriado
O feriado da Proclamação da República, comemorado neste 15 de novembro, chega com alerta de forte chuva em várias regiões de Goiás. O comunicado foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.
Nesta sexta-feira de feriado, de acordo com a meteorologia, o dia será nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sul. Demais áreas parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
As regiões goianas em alerta são: Central, Leste, Sul, Norte e Noroeste, além de outras localidades do Centro-Oeste, como Mato Grosso, o Sudoeste e o Sudoeste Rondonense, Jalapão e as regiões Norte, Sudeste, Sul, Oeste, Centro do Tocantins.
Cuidados em dia de forte chuva
O Inmet também publicou alguns cuidados a serem tomados em caso de chuvas intensas: em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).