A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia vai realizar, na próxima quinta-feira (14/11), uma entrevista coletiva onde pretende esclarecer pontos sobre a 2ª etapa da campanha de vacinação contra o sarampo na capital, que está prevista para ter início nesta segunda-feira (18/11).
Esta etapa de vacinação terá como público-alvo jovens de 20 a 29 anos, e vai durar duas semanas, sendo encerrada no dia 30 de novembro, quando ocorre o chamado ‘Dia D’.
Durante a coletiva, que deve ocorrer amanhã, quinta-feira, a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, apresentará também um balanço da primeira etapa da campanha contra sarampo e a cobertura vacinal até o momento.
Ocorrida em outubro, 1ª etapa da vacinação contra o sarampo imunizou crianças de 6 meses a menores de 5 anos
A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo terminou no dia 25/10. Entretanto, devido o ferido do aniversário de 86 anos do aniversário de Goiânia, a campanha seguiu até domingo (27/10) na capital.
Nessa etapa, o objetivo foi imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade não vacinadas ou com a caderneta de vacinação incompleta. Além de proteger contra o sarampo, a Tríplice Viral ainda previne contra caxumba e rubéola.
Em Goiânia, duas unidades fizeram plantão de quinta-feira (24/10) até domingo (27/10), sendo elas: o Cais de Campinas e o Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico.
De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), Clarice Carvalho dos Santos, na ocasião, o grupo foi priorizado devido a elevada incidência de casos nos surtos registrados este ano.
Conforme dados do Ministério da Saúde divulgados no dia 23/10, a cobertura vacinal em Goiás atingiu o índice de 98,54% das crianças de 1 ano a menores de 2 anos. Já em crianças de 6 a 11 meses a taxa é de 69,02%. A faixa etária mais preocupante são de crianças de 2 a 4 anos, cuja cobertura vacinal está muito baixa. Para esta fase da vacinação, a SES-GO recebeu 80 mil dose da vacina Tríplice Viral.