A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira (25/10) em todo o país. Entretanto, devido o ferido do aniversário de 86 anos do aniversário de Goiânia, a campanha segue até domingo na capital.
Nesta etapa, o objetivo é imunizar crianças de de 6 meses a menores de 5 anos de idade não vacinadas ou com a caderneta de vacinação incompleta. Além de proteger contra o sarampo, a Tríplice Viral ainda previne contra caxumba e rubéola.
Em Goiânia, duas unidades estão de plantão desde esta quinta-feira (24/10) e seguem até o próximo domingo (27/10), sendo elas: o Cais de Campinas e o Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico.
De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), Clarice Carvalho dos Santos, o grupo foi priorizado devido a elevada incidência de casos nos surtos registrados este ano.
Conforme dados do Ministério da Saúde divulgados na última quarta-feira (23/10), a cobertura vacinal em Goiás atingiu o índice de 98,54% das crianças de 1 ano a menores de 2 anos. Já em crianças de 6 a 11 meses a taxa é de 69,02%. A faixa etária mais preocupante são de crianças de 2 a 4 anos, cuja cobertura vacinal está muito baixa. Para esta fase da vacinação, a SES-GO recebeu 80 mil dose da vacina Tríplice Viral.
Segunda etapa de vacinação contra o sarampo
A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa no próximo dia 18 de novembro e segue até o dia 30 de novembro. O objetivo é imunizar a população de 20 a 29 anos. O dia D ocorrerá em 30 de novembro.
Somente neste ano, houve 164 casos suspeitos da doença em Goiás. Destes, 97 foram descartados e 63 ainda estão sendo investigados. Quatro foram confirmados, dois deles em Goiânia, um em Posse e um em Alto Paraíso.
O sarampo é altamente transmissível e pode provocar sérias complicações, podendo evoluir para óbito. Alguns sintomas do sarampo são: febre alta, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal, antecedendo ao exantema.