A empresa de aplicativo de transporte Uber divulgou oficialmente, nesta quarta-feira (6/11), os novos recursos de segurança que serão implantados tanto para motoristas quanto para usuários do app na América Latina. O anúncio das novidades foi feito no evento Uber Destino 2019, que aconteceu em São Paulo.
O evento, realizado em Pinheiros, São Paulo, está sendo acompanhado pela reportagem do Dia Online e é o primeiro da Uber sobre o tema na América Latina. O anúncio das novas ferramentas que vão ser integradas ao app foi feito pelo diretor global de produtos de segurança da empresa, Sachin Kansal.
Um dos recursos anunciados por Kansal, que chama a atenção por ser inédito no mundo, é a implantação de uma ferramenta de gravação de áudio que poderá ser usada tanto por passageiros quanto por motoristas da Uber.
Segundo descrito pelo diretor, a opção de gravar conversas entre o usuário e o motorista será disponibilizada no app e, ao finalizar a gravação, o autor poderá enviá-la diretamente à Uber para análise. “Se houver necessidade, essa ferramenta pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu dentro do veículo numa viagem”, destaca Kansal.
Entretanto, o diretor global esclarece que o recurso não representa nenhuma violação de privacidade dos usuários ou motoristas. ” O áudio [gravado no app e enviado à empresa] é criptografado e permanece gravado no aparelho, o que significa que ninguém consegue acessá-lo. A Uber tem a chave da criptografia e só tem acesso ao conteúdo se o usuário ou o motorista decidirem enviar o áudio para a empresa”, explica.
O novo recurso começará a ser testado no Brasil já em dezembro deste ano.
Escaneamento de documento também é um dos novos recursos de segurança anunciados pela Uber
Outra medida que será implantada no app e que objetiva combater a atuação de pessoas mal-intencionadas é o escaneamento do documento do indivíduo que quiser pagar a corrida solicitada em dinheiro.
Conforme demonstrado no evento, o usuário da Uber que optar por não cadastrar formas de pagamento digital (cartão de crédito ou débito) e quiser quitar sua viagem com dinheiro vivo, terá que submeter um documento oficial com foto a um scanner que será incorporado ao app. Para extinguir a possibilidade de fraudes (como uma pessoa que tentar escanear o documento de outra, por exemplo), a ferramenta inteligente, que pedirá para ler frente e verso do documento, será capaz de detectar quando ele não for compatível com o usuário.
De acordo com a Uber, a medida será implantada no Brasil no primeiro trimestre de 2020. Tanto o escaneamento de documento quanto a gravação de aúdio no app são inéditos no mundo.
Reporte enquanto viaja, ‘mexa-se’ enquanto faz selfie
Além das duas ferramentas mencionadas, a empresa de aplicativo de transporte informou também que em poucos meses o usuário do app poderá reportar incidentes em viagens ainda durante seu percurso, sem a necessidade de finalizá-la para realizar o ato.
Outra mudança adiantada é a alteração da selfie (foto da pessoa tirada por ela mesma) que os motoristas precisam fazer de tempos em tempos para poderem ficar online. Em breve, o recurso vai solicitar que o motorista faça movimentos com a cabeça (para esquerda ou direita) para provar que a foto está sendo feita em tempo real.
No que tange às alterações que contribuem para a facilidade de uso do app, a Uber anunciou que a senha de quatro dígitos sugerida para o usuário e motorista com o fim de confirmar o carro certo passará a ser verificada automaticamente com a aproximação do motorista, através da tecnologia de ultrassom.
Com implementação de novidades, Uber busca tornar segurança o ponto forte do app
Para Cláudia Woods, presidente da Uber no Brasil que também falou para o público (jornalistas, executivos e autoridades), a segurança é uma prioridade para a empresa.
Woods chamou a atenção para os investimentos que têm sido realizados para o enfrentamento à violência contra as mulheres da Uber, tanto motoristas quanto passageiras. Segundo a presidente, serão destinados R$ 5 milhões de reais nos próximos três anos para a renovação do compromisso da empresa para com o objetivo de defesa e promoção dos direitos das mulheres.
“Como mulher, entendo os desafios que enfrentamos no dia a dia e queremos que o deslocamento não seja mais um deles. […] Continuaremos a auxiliar no empoderamento econômico e seguir na prevenção à violência de gênero”, ressaltou.