De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), um detendo do presídio de Jaraguá tentou subornar vigilante em troca de celular, nesta quarta-feira (30/10).
A ação criminosa aconteceu no momento em que Vigilante Penitenciário Temporário (VTP) realizava procedimentos operacionais de rotina no local. Na ocasião, o agente foi chamado insistentemente pelo preso, que cumpre pena no local por roubo.
Segundo a DGAP, o agente prisional, de 19 anos, é plantonista na Unidade Prisional (UP) de Jaraguá e negou propina oferecida por um dos detentos do presídio, nesta quarta-feira (30/10).
O servidor, que trabalha no local há 9 meses assim que recusou a tentativa de suborno avisou a direção para as providências cabíveis.
Procedimentos
Silas Antônio, que é Supervisor de Segurança informou que a tentativa de suborno aconteceu no momento em que o vigilante realizava procedimentos operacionais de rotina, quando foi chamado insistentemente pelo preso que cumpre pena no local por roubo.
Quando o vigilante se aproximou da cela, o detento propôs dinheiro para que facilitasse a entrada de um aparelho celular na unidade prisional.
Diante de tal fato, a direção do local foi informada sobre o ocorrido, momento em que o detento foi conduzido à Delegacia local da Polícia Civil para as devidas providências.
Além de caso de detento tentou subornar vigilante em troca de celular, mulher foi presa ao tentar subornar agente
Também neste mês, uma mulher, de 24 anos, foi presa ao tentar subornar um agente penitenciário temporário para facilitar a entrada de drogas no presídio de Cristalina.
O servidor, de 32 anos, se negou a aceitar o dinheiro oferecido por um ex-detento do local.
Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o objetivo da tentativa de suborno era a facilitação de drogas e celulares na unidade prisional.
De acordo com o Coordenador Regional, Josimar Pires, o agente penitenciário está lotado há seis meses na unidade. Ele informou que, via rede social, o homem fez a proposta e disse que o material ilícito seria entregue para um detento que cumpre pena por roubo.