Um homem foi detido na madrugada desta quarta-feira (9/10) na BR-153 em Uruaçu, município a 280 quilômetros de Goiânia, ao ser flagrado transportando cerca de 1 tonelada de queijo impróprio para consumo na carroceria do veículo que conduzia. O produto, que estava apenas coberto por uma lona, seria revendido em cidades da região central do estado.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a apreensão, a picape saveiro que era conduzida pelo homem de 27 anos foi parada para uma fiscalização de rotina na unidade da corporação em Uruaçu.
Durante a averiguação, os policiais constataram que a carroceria do veículo estava lotada de queijos sendo transportados sem nenhum tipo de refrigeração, dentro de sacos plásticos encobertos por uma lona escura.
Questionado pelos agentes da PRF sobre a procedência do produto, o condutor do veículo informou que comprou a mercadoria em Porangatu, na região Norte de Goiás, e pretendia revendê-lo para estabelecimentos comerciais de municípios da região central do estado.
A PRF, então, acionou a vigilância sanitária de Uruaçu, que condenou a mercadoria e encaminhou para a destruição por estar imprópria para consumo humano. O homem foi detido e levado à delegacia de Polícia Civil e, conforme a PRF, deverá responder por crime contra as relações de consumo, cuja pena varia de 2 a 5 anos de detenção.
Além de queijo impróprio para consumo em Uruaçu, cerca de 1,3 tonelada de produtos vencidos em Goiás foram apreendidos
Em setembro deste ano, o Procon Goiás apreendeu cerca de 1,3 tonelada de produtos vencidos em Goiás. A fiscalização aconteceu do dia 23 ao dia 30 de setembro, em oito cidades do interior: Barro Alto, Campinorte, Ceres, Goianésia, Jaraguá, Niquelândia, Rialma e Uruaçu.
Na ocasião da operação, os fiscais passaram por 106 estabelecimentos, onde encontraram diversos alimentos e bebidas com prazo de valide vencido. Entre os estabelecimentos estão supermercados, lanchonetes, distribuidora de bebidas e panificadoras.
Somente em um dos estabelecimentos fiscalizados foram encontrados 975 produtos com prazo de validade vencido, equivalente a 433 quilos de mercadorias impróprias para consumo, que foram descartadas no próprio comércio, localizado no município de Barro Alto, a 220 quilômetros de Goiânia.