Uma operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (3/10) pela Polícia Civil do Estado de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), com o objetivo de desarticular uma quadrilha suspeita de furtar dezenas de motocicletas em Goiânia e região metropolitana usando as chamadas “chaves michas”. Um total de 60 policiais participaram da ação e seis mandados de prisão foram cumpridos.
A operação foi batizada de Chave Falsa e além dos mandados de prisão, também cumpriu 11 mandados de busca e apreensão. A associação criminosa também é suspeita de falsificação de documentos públicos e adulteração de sinal identificador de veículos automotores.
Conforme a polícia, os suspeitos costumavam agir em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Os integrantes da associação criminosa subtraíam motocicletas estacionadas em via pública, utilizando-se das conhecidas “chaves michas”, providenciavam a remarcação do chassi e confeccionavam novos CRLVs e CRVs para, posteriormente, venderem a terceiros de boa-fé.
Nas diligências foram apreendidas duas armas de fogo e uma motocicleta, furtada no dia 30/9 deste ano.
A polícia informou ainda que caso sejam condenados por todos os crimes já mencionados, as penas dos membros da quadrilha poderão ultrapassar 20 anos de prisão. A operação contou com o apoio dos policiais civis da DEIC, DIH, DRACO, GERNAC de Aparecida de Goiânia e do Grupo Tático da Polícia Civil – GT3.
As diligências continuam no sentido de localizar outros envolvidos no esquema criminoso.
Neste ano, outra operação desarticulou grupo que usava chaves michas para furtar motos
Em abril deste ano, três pessoas foram presas preventivamente durante a Operação Blasfemo, que investigava casos de motocicletas furtadas e vendidas em sites.
Na época, os policiais civis apreenderam quatro motocicletas, documentos falsificados e várias peças de motos, além de chaves michas usadas nos furtos. Na ocasião, a operação foi batizada com esse nome pois o criminoso fazia o ‘sinal da cruz’ antes de furtar os veículos.