O Procon Goiás apreendeu cerca de 1,3 tonelada de produtos vencidos em Goiás. A fiscalização aconteceu do dia 23 ao dia 30 de setembro, em oito cidades do interior de Goiás, sendo: Barro Alto, Campinorte, Ceres, Goianésia, Jaraguá, Niquelândia, Rialma e Uruaçu.
Os fiscais passaram por 106 estabelecimentos, onde encontraram diversos alimentos e bebidas com prazo de valide vencido. Entre os estabelecimentos estão supermercados, lanchonetes, distribuidora de bebidas e panificadoras.
Somente em um dos estabelecimentos fiscalizados foram encontrados 975 produtos com prazo de validade vencido, equivalente a 433 quilos de mercadorias impróprias para consumo, que foram descartadas no próprio comércio, localizado no município de Barro Alto, a 220 quilômetros de Goiânia.
No total, 2.904 unidades de produtos impróprios para consumo foram apreendidos, entre eles estão produtos sólidos e líquidos, como bolacha, pães, cerveja e leite. Nas imagens é possível ver sacos cheios de pães com mofo. Após constatadas as irregularidades, foram lavrados 80 autos de infração.
Contando com a apreensão de 1,3 tonelada, 3 toneladas de produtos vencidos foram apreendidos nos últimos três meses, em Goiás
Nos últimos três meses cerca de 2,9 mil quilos de produtos impróprios para consumo foram apreendidos em estabelecimentos comerciais no interior do estado. A apreensão é resultado da intensificação da fiscalização que foi implantada a partir do mês de julho deste ano, em Goiânia e em outros municípios do interior.
De acordo com o superintendente do Procon Goiás, o objetivo da ação é resguardar os consumidores e orientar os fornecedores de eventuais práticas ilícitas, como a comercialização de produtos impróprios, fora do prazo de validade, sem origem comprovada, entre outras irregularidades.
Em Goiânia, mais de 100 quilos de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos
O Procon Goiânia apreendeu mais de 100 quilos de alimentos impróprios para consumo durante a operação Polo Sul, em Goiânia.
No total, 200 estabelecimentos foram vistoriados esta semana, em 70 deles foram encontradas algum tipo de irregularidade. Entre os estabelecimentos estão restaurantes, lanchonetes e pit dogs.
Entre os produtos apreendidos estão queijos, presuntos, salsichas, hambúrgueres e linguiças. Em sua maioria, os produtos estavam sem datas de validade e fabricação. A fiscalização aconteceu no Centro de Goiânia, Campinas e Setor Oeste.
As multas para este tipo de prática variam de R$ 684 a aproximadamente R$10 milhões.