Oito presos tentaram fugir da Unidade Prisional (UP) de Mineiros, a 400 quilômetros de Goiânia, após serrarem as grades de cela com seguetas. Apesar da tentativa, a fuga foi frustrada por agentes penitenciários de plantão. O caso ocorreu na noite do último sábado (28/9). A UP pertence à 6ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
De acordo com informações da DGAP, os detentos que tentaram, sem sucesso, fugir da unidade usaram duas seguetas para serrar as grades de cela. Eles foram flagrados por agentes prisionais de plantão durante a ronda noturna. Ao perceberem que as grades estavam serradas, os servidores iniciaram a intervenção do local.
DGAP vai apurar como presos conseguiram seguetas para serrar grades de cela em UP de Mineiros
Os criminosos, que respondem por crimes de homicídio, roubos, receptação e tráfico de drogas, foram imediatamente realocados para outras celas da UP de Mineiros. Os objetos utilizados na tentativa de fuga foram apreendidos e repassados às autoridades competentes para os devidos fins.
Em nota, a DGAP informou que as grades serradas do local já foram devidamente reparadas. Além disso, foi comunicado ainda que “a direção do presídio abriu procedimentos administrativos internos para apuração do fato e, após averiguações, serão aplicadas aos responsáveis as sanções cabíveis conforme determina a lei.”
Tentativa de fuga em Rio Verde
Há uma semana, cinco detentos tentaram fugir por buraco em cela no presídio de Rio Verde. Os presos foram flagrados pelos Servidores do Centro de Inserção Social (CIS), que também pertencente à 6ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Segundo o Coordenador Regional, Adriano Pereira, os agentes estavam fazendo a ronda noturna quando ouviram um barulho diferente vindo da cela. Quando entraram no local, viram um buraco na parede, que teria sido feito com pedaços de ventilador. Os presos foram transferidos para outra cela e o local foi interditado. Os custodiados cumprem pena por roubo.
A Unidade Prisional abriu procedimento administrativo interno pra apurar os fatos e averiguar as responsabilidades, para assim dar as devidas sanções penais.