Na última semana, integrantes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, o CORE/GT3, da Polícia Civil, concluíram um curso ministrado por membros do Federal Bureau Investigation (FBI), famosa agência de inteligência do governo norte-americano. Os policiais civis de Goiás aprenderam técnicas normalmente usadas pelo FBI como resposta a ataques de atiradores ativos nos EUA.
Participaram do curso da agência norte-americana o delegado de polícia coordenador André Ganga e o agente de polícia Rafael Araújo. Segundo o delegado André Ganga, a CORE/GT3 buscou essas novas técnicas “com intuito de se preparar com o que há de mais moderno no combate a essa modalidade de ataque, buscando aperfeiçoar treinamentos e criar protocolos de prevenção e reação adequados a essa primeira resposta”.
No curso, os policiais aprenderam técnicas do FBI de ação em casos de atiradores ativos. Os membros da agência estrangeira são conhecidos pela atuação rápida e eficaz em casos de tensão.
Curso do FBI para policiais civis de Goiás desperta interesse e curiosidade sobre a agência
O FBI (Federal Bureau of Investigation), um agência de inteligência do governo norte-americano, é responsável por assuntos de segurança interna dos Estados Unidos. Fundado em 1908, o FBI persegue criminosos e investiga crimes notórios que são difíceis de serem resolvidos por polícias municipais e estaduais.
Porém, ao contrário do que alguns pensam, a agência norte-americana não é um departamento de polícia nacional, mas sim, uma jurisdição diferente para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos EUA.
Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.
Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior.