Duas escolas goianas localizadas no Entorno do Distrito Federal farão parte do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM), uma iniciativa do Governo Federal que prevê a reformulação de escolas públicas com base nos padrões de Colégios Militares. O comunicado foi feito pelo Governo de Goiás, que recebeu um ofício do Ministério da Educação (MEC) com a informação de que o estado é um dos escolhidos para a implantação do projeto.
As unidades escolhidas são o Colégio Estadual Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, e o Colégio Estadual Águas Lindas, em Águas Lindas. A escolha das escolas obedeceu a critérios técnicos estipulados pelo MEC, entre eles, estar em situação de vulnerabilidade social; ter baixo desempenho no Ideb; oferecer aula nos ensinos Fundamental e Médio; e atender de 500 a 1.000 alunos nos dois turnos.
Para o MEC, também é pré-requisito para integrar o Programa de Escolas Cívico-Militares que a comunidade escolar esteja de acordo com a implantação do novo modelo. A partir da indicação das escolas, a Secretaria de Educação (Seduc) fará uma consulta pública para assegurar a transparência de todo o processo na escola e medir o grau de interesse de todos os agentes da educação, como gestores, professores, alunos e familiares. O último passo é a aprovação do próprio MEC.
Programa de Escolas Cívico-Militares em Goiás
O Programa de Escolas Cívico-Militares, instituído pelo decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, é implantado pelo MEC, em parceria com o Ministério da Defesa. O modelo é um conjunto de estratégias direcionadas ao alcance da gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. Essas alterações serão fundamentadas nos padrões de ensino adotados pelos Colégios Militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.
Conforme o documento enviado ao governador Ronaldo Caiado (DEM) pelo ministro da Educação, não se trata de uma conversão das escolas civis em unidades militares, mas “de incorporar ao seu funcionamento as boas práticas pedagógicas e administrativas de instituições que são referências nacionais em matéria de desempenho escolar”.