A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), autuou em flagrante um homem acusado de provocar incêndio em vegetação próxima ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, na madrugada de ontem para hoje, em Goiânia.
Segundo a corporação, foi estipulada uma fiança no valor de R$ 1.500 reais, que foi paga pelo acusado na tarde desta sexta-feira (20/9).
De acordo com o delegado Luziano Carvalho, da Dema, R. F. S., de 32 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (20/9) por provocar um incêndio nas proximidades do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O preso confessou o crime e alegou problemas pessoais. Ainda segundo o delegado, o homem detalhou que parou no lote baldio, no Setor Alto da Glória, para urinar e então colocou fogo em uma moita de folhas que estava próxima a ele.
Ainda nesta tarde de sexta-feira (20/9), o homem fez o exame de corpo de delito e pagou o valor da fiança. Ele responderá pelo crime de provocar incêndio em mata ou floresta, previsto na Lei de Crimes Ambientais.
O incêndio foi provocado em vegetação, por isso a pena para o crime é de dois a quatro anos de reclusão e multa.
Além de incêndio em vegetação provocado, Goiás sofre com diversas queimadas em várias regiões do estado
No últimos dias aconteceram diversas queimadas em várias regiões de Goiás. Umas das mais recentes aconteceu em Santa Helena de Goiás, na última quarta-feira (18/9).
O incêndio teve grande proporção e a fumaça chegou a atrapalhar o trânsito da GO-212.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), o incêndio teve início por volta das 11h e foi controlado por volta das 17h horas do mesmo dia.
De acordo com informações do Soldado Tavares, do Corpo de Bombeiros de Santa Helena de Goiás, a situação ficou bastante crítica por volta das 14h e a rodovia precisou ser interditada. O incêndio aconteceu em um trecho entre Santa Helena de Goiás e Turvelândia.