A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (4/9), na BR- 364, em Jataí, na região sudoeste do estado, mais de 12 toneladas de maconha que estavam escondidas em uma carga de caixas de óleo de cozinha. Conforme levantamento, essa foi a maior apreensão da droga este ano em Goiás.
De acordo com a corporação, os policiais patrulhavam o trecho quando avistaram um caminhão com defeitos mecânicos próximo a um posto de combustíveis e pararam para prestar auxílio. O motorista, de 43 anos, ficou nervoso com a presença dos policiais, mas apresentou documentação em dia e nota fiscal da carga de caixas de óleo.
Ao verificarem a carga, os agentes sentiram leve odor de maconha e aprofundaram as buscas na carroceria do veículo. Por um corte na lataria encontraram a droga escondido no meio da carga de caixas de óleo, cigarros e ração animal. O motorista, que já foi preso por contrabando anos atrás, confessou que pegou o carregamento em Várzea Grande, no Mato Grosso, e levaria para Uberlândia, em Minas Gerais.
Os tabletes da droga estão retirados do caminhão e contados, mas, de acordo com a PRF, a contagem já ultrapassou os 12 mil quilos e a estimativa é de que a quantidade total seja de aproximadamente 15 toneladas.
Maior apreensão de maconha, em Goiás, até o momento, foi feita pelo programa Em Frente Brasil
Conforme informado pela PRF, está a maior apreensão da droga este ano em Goiás. A ação policial foi realizada por meio do programa do Em Frente Brasil, que consiste na integração entre as forças de segurança da União e do Estado de Goiás para a redução de crimes violentos.
Integrando a parceria entre as forças de segurança prevista no projeto do Governo Federal, o Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) está apoiando a ação promovendo o corte da lataria da carroceria do caminhão para a retirada de toda a carga. O motorista detido e o caminhão estão na Polícia Federal em Jataí, onde serão realizadas as investigações.