Em operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (29/8), contra roubo de cargas e crimes de agiotagem, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) cumpre 17 mandados de prisão preventiva e 22 de prisão temporária, em 13 cidades goianas. A ação, denominada como Operação Mercúrio, ocorre simultaneamente em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraná, Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso. No total, são cumpridos 45 mandados de prisão preventiva, 49 de temporária e 110 de busca e apreensão.
De acordo com o MP-GO, operação tem como objeto ramificada uma organização criminosa que atua no roubo e receptação de caminhões e cargas, em diferentes núcleos, como lavagem de dinheiro, receptação, uso de empresas fantasmas e outros. As investigações duraram cerca de dez meses e tiveram como origem as Operações Catira e Fideliza, deflagradas pela Polícia Federal em 2015.
Atuam na operação os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos dos dez estados. A Operação Mercúrio conta ainda com o apoio das Polícias Militar e Civil de Goiás, Secretaria da Fazenda de Goiás, Polícia Militar de Minas Gerais, Administração Penitenciária de Minas Gerais (Suape) e do Grupo Especial do Patrimônio Público do MPMG (GEPP).
Treze cidades goianas de atuação da quadrilha especializada em roubo de cargas
Ainda conforme o MP-GO, as prisões somam-se aos 110 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista deGoiás, Gouvelândia, Inhumas, Itumbiara, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Silvânia, Trindade e Vianópolis.
Fora do estado de Goiás, as buscas são cumpridas Araguari (MG), Iraí de Minas (MG), Patrocínio (MG), Santa Juliana (MG), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Chapecó (SC), Franca (SP), Belém (PA), Londrina (PR), Olinda (PE), Taipas do Tocantins (TO) e Várzea Grande (MT). além disso, foi determinado o bloqueio bancário de R$ 40 milhões dos envolvidos, bem como decretado o sequestro demais de 200 veículos.
Os números finais serão divulgados ao fim das diligências. O nome da Operação Mercúrio, segundo a mitologia romana, refere-se a um mensageiro, deus dos transportes, da venda, do comércio, do lucro e dos ladrões.