Devido a um procedimento de interligação de redes que será realizado pela Saneago, sete bairros de Goiânia devem ficar sem água na noite desta quarta-feira (28/8). O fornecimento de água deve ser interrompido às 22h de hoje, e retomado somente às 10h de amanhã, quinta-feira (29/8).
Conforme a companhia de abastecimento, a interrupção do fornecimento de água acontecerá em razão da intervenção do BRT na Avenida 136 com a Rua 90, em Goiânia, onde a Saneago irá realizar uma manutenção para interligação de rede, durante a madrugada.
Em caso de alguma alteração na cor da água após o reabastecimento, a orientação é informar a Saneago por meio do telefone 0800 645 0115.
Os bairros de Goiânia afetados com a interrupção no fornecimento de água são:
- Jardim América
- Santa Ifigênia
- Setor Bueno
- Setor Marista
- Setor Oeste
- Pedro Ludovico
- Setor Sul
Plano de racionamento da Saneago foi aprovado, e rodízio no fornecimento é cotado
Foi aprovado na última terça-feira (27/8) o Plano de Racionamento do Abastecimento de Água de 2019, apresentado pela Saneago. As medidas do Plano devem ser adotadas em Goiânia durante o período de seca que provoca situação de emergência hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte.
No plano, aprovado pelo Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, consta inclusive a previsão de rodízio de racionamento de água. Entretanto, o rodízio de fornecimento em parte da região metropolitana de Goiânia só está previsto caso o nível de vazão do Rio Meia Ponte, que abastece parte da capital, chegue a 4, nível que tem vazão inferior a 1.500 litros por segundo (l/s).
Entre terça-feira da última semana e a última segunda-feira (26/8), a vazão do Rio Meia Ponte chegou a 2.786 l/s. O número é classificado como de nível 3.
Conforme o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o plano de racionamento que já foi aprovado prevê uma série de medidas estruturais e operacionais. Em caso de necessidade de rodízio, de acordo com Soavinski, o plano da Saneago prevê um dia sem água, outro com abastecimento em estabilização e o dia seguinte, estabilizado e abastecido.