Uma cachorra foi salva de um incêndio em um apartamento nesta terça-feira (27/8), no Setor Sudoeste, em Brasília.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um apartamento no quinto andar começou a pegar fogo, o local foi tomado pela fumaça e altas chamas.
Para atender esta ocorrência foram mobilizadas sete viaturas e 28 militares. O Corpo de Bombeiros evacuaram o prédio e entraram no apartamento, encontrando a cachorra em meio ao fogo. Nenhuma pessoa estava no local.
O animal não teve ferimentos ou queimaduras, porém estava bastante assustado. Ele foi entregue ao tutor.
O incêndio queimou móveis e eletrodoméstico da sala de estar e de jantar. Outros cômodos da casa também foram atingidos, objetos ficaram derretidos, paredes carbonizadas, danos no gesso, isso devido ao intenso calor no interior do local.
As causas do incêndio serão apuradas pela perícia, que foi acionada pela equipe.
Orientações para evitar incêndios
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, é importante que a população adote algumas medidas simples para prevenir ou minimizar os danos os do incêndio.
- controlar fontes de ignição;
- não sobrecarregar tomadas;
- monitorar aparelhos que estejam recarregando baterias (celulares, notebooks, power banks e outros), não os deixando sobre superfícies que se inflamem facilmente e desconectando-os caso vá se ausentar;
- desligar a rede elétrica e de gás em caso de ausências prolongadas;
- sempre desligar os queimadores do fogão, por menor que seja a ausência;
- manter, em caso de ausência, as portas internas (quartos, banheiros, guarda-roupas, etc) fechadas, para que em caso de incêndio haja uma compartimentação do fogo.
Quem mora em prédio é importante sempre estar atento as normas de combate a incêndio e ao que se deve fazer.
- Repassar orientações de prevenção aos moradores e funcionários;
- Manter sempre em condições de uso os sistemas de proteção contra incêndio do prédio (alarme, iluminação, hidrantes, extintores, para-raios);
- não permitir obstruções nas rotas de fuga (saídas de emergência).