Um idoso levou um golpe milionário ao fazer uma venda de gado e não receber o dinheiro. A Polícia Civil de Goiás conseguiu recuperar 260 cabeças de gado da raça Zebu Nelore, que foram avaliadas em R$1,2 milhão. Elas foram levadas para uma fazenda em São Miguel do Araguaia, Norte de Goiás.
O homem de 85 anos caiu em um golpe aplicado por estelionatários. Ele vendeu os animais, mas os cheques estavam sem fundo.
Os animais foram localizados entre os dias 12 e 13 de agosto. Eles já estavam na cidade de Vila Rica, no Mato Grosso, e em Santana do Araguaia, no Pará.
Ao todo, 214 cabeças de gado foram escoltadas até Nova Crixás em cinco caminhões-gaiola. Entre eles haviam novilhas e touros de alto valor e padrão genético. Outros 46 touros ainda serão trazidos do Pará, em data não estabelecida.
Duas pessoas foram presas pelo crime de receptação de parte dos animais em Vila Rica (MT), mas, segundo o delegado Fernando Martins, foram soltas após pagamento da fiança.
Outras duas pessoas estão soltas e vão responder por estelionato contra idosos. Um deles é o comprador e colaborou com a investigação. O outro foi o intermediador da venda, mas ainda não apareceu para prestar depoimento.
Como o golpe foi aplicado
O homem, que era o comprador dos animais, entrou em contato com o idoso, de 85 anos, se passando por uma pessoa que tinha interesse em ficar com os animais.
A vítima, que mora em São Paulo, vendeu o gado para o homem e recebeu, segundo a polícia, seis cheques.
Alguns dias depois todos os cheques voltaram, pois estavam sem fundos. Diante disso, o comprador desapareceu sem deixar nenhum rastro.
Após investigação, os policiais civis de São Miguel do Araguaia descobriram onde o gado se encontrava. O delegado pediu pela busca e apreensão dos animais, medida autorizada pelo Poder Judiciário.