Uma comissão composta por vereadores de Goiânia, autoridades e representantes de diversos órgãos realizam na tarde desta quarta-feira (14/8) a 3ª blitz do idoso, que tem como objetivo fiscalizar instituições públicas e privadas para idosos em Goiânia para encontrar e combater irregularidades e maus-tratos.
O presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Paulo Magalhães (PSD), pretende se juntar nesta tarde com representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso (DEAI), do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual, do Conselho Estadual e Municipal do Idoso, do Vigilância Sanitária do Município, Guarda Civil Metropolitana e vereadores membros da Comissão de Direitos do Idoso.
Conforme a assessoria do vereador Paulo Magalhães, a Comitiva irá se encontrar às 14h, na Câmara Municipal de Goiânia.
Nesta edição, ainda segundo a assessoria, duas instituições serão fiscalizadas, uma de responsabilidade do Governo Estadual e outra privada. Após a blitz, relatórios estão sendo feitos e encaminhados ao Ministério Público, e aos órgãos competentes para as devidas providências, no caso da constatação das irregularidades.
Outras blitz do idoso foram deflagradas em Goiânia
A primeira blitz aconteceu na Casa da Acolhida Cidadã, no bairro de Campinas, em março deste ano, e conforme o vereador na ocasião, lá foi constatado “um nível de desleixo com o ser humano, com o idoso, sem condições mínimas de habitação, um descaso total”.
Após as blitz, de acordo com o vereador, os problemas são aos órgãos competentes para as devidas providências, caso seja constatado alguma irregularidade, como o que foi visto na Casa de Acolhida Cidadão, onde após a visita, o presidente da Comissão de Direitos do Idoso protocolou denúncia com relatório e fotos à 30ª Promotoria do Ministério Público, solicitando a interdição imediata da unidade, bem como, através de ofícios, solicitou uma vistoria ao local, por parte do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
Já a segunda blitz ocorreu na tarde de terça-feira (30/4), quando o objetivo também foi ver como os idosos nas casas de acolhimento estavam sendo tratados.