Nesta terça-feira (6/8), o Procon Municipal de Goiânia iniciou uma fiscalização em postos de combustíveis do município. A ação tem como objetivo verificar a qualidade dos produtos comercializados e se os combustíveis estão de acordo com as especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), ou seja, garantir que os estabelecimentos não comercializem gasolina adulterada em Goiânia.
Nesta primeira etapa da operação serão vistoriados cerca de 15 estabelecimentos. Os servidores, para realizar a verificação, fazem um teste que mede a quantidade certa que vai para o tanque do consumidor. O resultado é emitido na hora.
Além disso, os agentes conseguem conferir se a quantidade de etanol na gasolina está adequada ao limite de 27% e, também, se há outra composição no combustível.
Segundo a ANP, no etanol é permitido 5% de água. Já na composição de gasolina é permitido 27% de mistura com etanol anidro. Caso haja adulteração, a bomba será lacrada. Vale ressaltar que o Procon não multa. De acordo com o órgão, quando é constatado algum erro, o mesmo é enviado a ANP e esta analisa e aplica a punição necessária.
Tecnologia
O Procon recebeu na última semana novos aparelhos que permitem que esta ação de fiscalização seja rápida e que a análise seja precisa. Além disso, em maio deste ano, o Procon fechou convênio com a Agência Nacional de Petróleo e os agentes ficaram aptos a fiscalizar os postos e o mercado de abastecimento, podendo lavrar autos de infração.
A fiscalização segue até o final deste mês.
Em março, posto de combustíveis foi interditado por vender gasolina adulterada em Goiânia
Em uma ação conjunta do Procon Goiânia e da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor do Estado de Goiás (Decon), em março deste ano um posto de combustíveis teve duas bombas lacradas por comercializar gasolina adulterada.
Na análise foi constatado que havia 35% de etanol na gasolina. Um dos sócios-proprietários foi detido em flagrante por crime de relação de consume, mas responderá em liberdade.
O estabelecimento está localizado na Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara.