O prefeito Gustavo Mendanha acompanhado da secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen e o perito criminal da Polícia Técnico-Científica de Goiás, Celso Faria, visitam nesta quarta-feira, 31, as obras de reconstrução das instalações abaladas pela explosão na Escola Municipal Olentino Xavier da Costa, situado na Rua Santo Antônio, St. Serra Dourada III. A visita terá início às 9h.
Durante a visita, o prefeito, a secretária e o perito criminal da Polícia Civil, Celso Faria, revelarão à imprensa os detalhes sobre as obras de reforma da unidade, as investigações e o laudo pericial que aponta as causas da explosão ocorrida na escola no dia 19 de junho deste ano. O ocorrido prejudicou algumas salas de aula, cozinha e biblioteca da Escola e os 526 estudantes, dos dois períodos, foram liberados para as férias uma semana antes do previsto.
Para a reforma da Escola, foi assinado um contrato emergencial com a empresa PRS Projetos Representações e Serviços LTDA que prevê a entrega da obra em duas etapas. A primeira, até o dia 04 de agosto, prevê a recuperação do telhado e forro das salas de aula atingidas pela explosão, o que permitirá o início das aulas do segundo semestre para o dia 05 de agosto, sem prejuízo ao Calendário Escolar 2019.
Na segunda etapa, com previsão de término para o final deste ano, será feita a reconstrução da secretaria, biblioteca, salas da diretoria e coordenação pedagógica e da cozinha, ambientes que foram destruídos na explosão. A Semect estima que serão investidos cerca de R$ 204 mil nesta obra. A direção e servidores administrativos da escola vão atender aos pais e alunos em contêineres improvisados durante o período da obra de reconstrução das instalações administrativas.
Refeição
Para que os alunos da unidade não fiquem sem as refeições, a Semect organizará uma escala de trabalhos para produção da alimentação. Para isso será utilizada a cozinha do CMEI Olaídes Bonifácio da Silva, que fica ao lado da escola municipal, até que a nova cozinha seja reconstruída.
Histórico
No dia 19 de junho, a comunidade escolar da E. M. Olentino Xavier da Costa foi surpreendida por uma explosão, supostamente ocorrida por uma explosão de um botijão de gás, hipótese que está sendo investigada pela Polícia Técnico-Científica.
Desde então, a Defesa Civil interditou preventivamente o local e a Guarda Municipal realizou o trabalho da guarda do patrimônio material e documentação da escola até a remoção para um espaço seguro por parte da direção da unidade.