Ao lado do secretário de Saúde, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), assinou na última quinta-feira (25/7) um convênio de R$ 10 milhões de reais anuais com o Hospital São Pedro D’Alcântara, localizado na cidade de Goiás. A ação vai possibilitar, conforme o governo, mais de 100 cirurgias por mês no hospital.
A assinatura do convênio com a unidade de saúde marca também a reativação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. De acordo com a assessoria do governador, com os leitos reativados, o Hospital São Pedro poderá realizar cirurgias urgentes e eletivas nas especialidades de ortopedia e obstetrícia, além de cirurgia geral.
“Esse hospital foi criado na época do Império e hoje está com a UTI desativada. Uma pessoa que necessita de UTI ou de cirurgia mais emergencial não tem alternativa, tanto [morador] da região do Rio Vermelho como do Vale do Araguaia tem que chegar até Goiânia. Imagina bem as dificuldades por que passam as pessoas que aqui habitam”, relatou o governador.
Na ocasião da assinatura do convênio, que foi acompanhado pelo titular da Secretaria da Saúde, Ismael Alexandrino, Caiado falou também sobre a revisão de contratos com organizações sociais (OSs) gestoras de hospitais na Capital, e agradeceu o secretário. “Devemos muito disso ao nosso secretário e ao apoio do nosso vice-governador Lincoln Tejota”, disse e citou ainda as parcerias com os legislativos estadual e federal na realização do convênio com o hospital vilaboense.
Já Ismael Alexandrino explicou que o convênio deve impactar a vida de aproximadamente 400 mil pessoas, acabando a “ambulância-terapia”.
Após a assinatura do convênio, governador Ronaldo Caiado, Gracinha, primeira-dama, e Lincoln Tejota, vice-governador, foram visitar a UTI do hospital, acompanhados pela prefeita Selma Bastos, deputados e autoridades políticas e religiosas de Goiás.
Anúncio da retomada de convênio com Hospital São Pedro D’Alcântara foi feito em junho
No dia 21 de junho deste ano, após uma reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na cidade de Goiás, Caiado anunciou a retomada do contrato do Estado junto ao Hospital Filantrópico São Pedro D’Alcântara, que vinha passando por sérias dificuldades financeiras.
“Em agosto nós já teremos, aqui, cirurgias ortopédicas, cirurgia geral e cirurgias ginecológicas”, afirmou o governador na época, confirmando apoio ao Centro Filantrópico de Hemodiálise, que está sendo construído para atender até 160 pacientes por semana, em regime de três turnos.
Caiado anunciou ainda a retomada das obras das policlínicas da unidade local para o segundo semestre. A estrutura, que contará com 12 especialidades médicas, tem previsão de entrega para 2020.