A umidade do ar continua baixa pelos próximos dias em Goiás, de acordo com publicação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão faz alerta de riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Vale lembrar ainda que as temperaturas continuam baixas pela manhã e faz calor no período da tarde.
Segundo a previsão, ao menos até a próxima semana, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%, e quando os números estão abaixo, os cuidados devem ser redobrados.
Regiões de Goiás afetadas pela baixa umidade do ar
As principais regiões goianas em alerta devido a baixa umidade são: Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste. O aviso também é válido para o Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantis.
No período de baixa umidade do ar, é grande o risco de incêndios florestais e de problemas à saúde decorrentes da baixa umidade do ar, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O INMET listou algumas instruções de como prevenir os problemas durante a predominação do tempo seco.
- Beba bastante líquido;
- Atividades físicas não são recomendadas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Tempo seco predomina em Goiás até o fim de julho
De acordo com o Instituto ClimaTempo, o sol forte, as temperaturas altas e ar muito seco predomina em Goiânia pelo menos até o fim do mês de julho, que normalmente época de seca em várias capitais brasileiras. Ainda de acordo com a publicação, não há perspectivas de chuva.