Panela de pressão industrial explode em cozinha de cooperativa em Rio Verde
Uma panela de pressão industrial explodiu na cozinha de uma cooperativa, em Rio Verde, na região Sudoeste de Goiás. O incidente ocorreu na manhã de quarta-feira (24/7). Um funcionário sofreu queimadura, mas foi socorrido e passa bem.
Imagens feitas no local mostram o equipamento destruído e os destroços do teto da cozinha. Veja:
A explosão ocorreu na Indústria da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), unidade de Rio Verde. Ainda não se sabe o que teria provocado o incidente.
De acordo com a assessoria da empresa, a panela de pressão soltou a tampa, mas graças aos procedimentos de segurança realizados pelos funcionários, não aconteceu nada grave, apenas danos materiais. “Um de nossos colaboradores sofreu uma queimadura, mas foi prontamente socorrido e já está bem”, diz o texto.
O Corpo de Bombeiros (CBMGO) não chegou a ser acionado.
Dicas para evitar incidentes com panela de pressão em casa
Acidentes com panela de pressão são comuns nas residências. Especialistas listam algumas dicas importantes que podem aumentar a segurança na cozinha. Confira abaixo:
- Observar se não há obstruções
O vapor de cozimento precisa ser eliminado, e isso normalmente ocorre pela válvula reguladora, ou pelo pino. Se essa válvula estiver entupida, a pressão pode ultrapassar o limite suportado pela panela e causar um acidente.
- Pesquisar o modelo mais seguro
Na hora de comprar panela de pressão é importante verificar se o produto tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que identifica se o produto foi fabricado de acordo com as normas de segurança. Opte por modelos com travas na tampa e uma válvula de segurança para saída do vapor, além do pino.
- Cozinhar em fogo baixo
Quando a panela começar a chiar, é mais seguro abaixar o fogo.
- Evitar encher a panela de pressão
É importante respeitar as quantidades mínima e máxima de enchimento da panela, pois isso interfere no cozimento do alimento e também pode ser perigoso. A via de regra é nunca preencher mais do que 2/3 da panela, contando com a parte líquida.
- Fechar bem
Após colocar o alimento a ser cozido na panela, encaixe bem o anel de vedação de borracha e feche corretamente a tampa no corpo da panela, evitando que a pressão interna saia por qualquer fresta.